Nas últimas 48h, Costa Rica registrou cinco mortes causadas por Covid-19. Na cidade, que recebe pacientes da região para tratamento da doença, todos os 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão lotados.
De acordo com a diretora da Fundação Hospitalar de Costa Rica, Rogéria Platero,na quinta feira (04-03) apenas uma morte foi registrada,, ela informou que se trata de um homem de 44 anos, que sofria de diabetes. Mas na quarta-feira (03-03) foram mais 4 óbitos na Fundação, de acordo com a secretária de Saúde, Juliana Corrêa, duas das vítimas são homens, Pedro Brás de Paula, 43 anos e Sebastião Florentino, 54 anos, que estavam internados e não resistiram a doença e morreram. os dois residiam em Costa Rica e sofriam de obesidade. Um estava internado desde o dia 25/02 e o outro 19/02. Os outros óbitos se tratam de duas mulheres, Luzia Melo de Paula,48 e outra de 74 anos, uma sofria de hipertensão e diabetes, já a outra de diabetes mellitus e cardiopatia. A idosa, apesar de internada em Costa Rica, morava em Figueirão.
As instalações hospitalares também atendem municípios da região, como Camapuã, Figueirão, Alcinópolis e Cassilândia. Com a lotação, novos pacientes que precisarem de internações devem ser encaminhados para outras cidades.
Entretanto, Rogéria destacou que ainda não há necessidade de transferência. “A gente está com todos os pacientes aqui mesmo, por enquanto não está tendo encaminhamentos”, disse.
Coronavírus em Costa Rica
O último boletim epidemiológico de Costa Rica, divulgado nesta quarta-feira (3), mostra que a cidade possui 1.172 casos confirmados da Covid-19, com 19 mortes. Entre os confirmados, 1.075 pessoas são consideradas curadas.
Conforme dados da coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a cidade possui 6.701 casos notificados, onde 5.480 testaram negativo e 1.172 positivos, desses, 1.075 já estão curados e 19 vieram a óbito.
Ao todo foram notificados 6.701 casos, 5.480 testaram negativo e 1.172 positivos, desses 1.075 já estão curados e 19 vieram a óbito. Outras 49 pessoas aguardam resultados de exames do Lacen/MS (Laboratório Central Mato Grosso do Sul).
Cinco pessoas estão internadas em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sendo quatro de Costa Rica e uma de Camapuã.
A Vigilância Epidemiológica monitora 290 pessoas, entre elas estão os casos positivos ativos, os casos que estão aguardando resultados e casos de pessoas que tiveram contato com paciente positivo e estão em isolamento domiciliar.
Fonte: MS Todo Dia