A retração do consumo dos sul-mato-grossenses impactou sobre o setor de combustíveis, que terminou outubro com queda no volume de vendas depois de uma sequência ininterrupta de dez anos de altas. Números da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o recuo chega a 8,4% na comparação entre outubro deste ano (último dado) e igual mês de 2014.
O óleo diesel, em particular, não contabilizou elevação das vendas mesmo com a redução tributária, em vigor desde o início do segundo semestre. O comportamento do consumidor do Estado reflete o desaquecimento econômico, na avaliação do gerente-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Mato Grosso do Sul (Sinpetro), Edson Lazaroto.
De acordo com a ANP, os postos do Estado venderam 58,495 milhões de litros de gasolina em outubro deste ano, 8,4% a menos que o mesmo período de 2014, quando foram comercializados 67,965 milhões de litros do combustível. A queda não ocorreu apenas em outubro – desde março, as vendas de gasolina têm sido menores na comparação entre iguais meses de 2015 e do ano passado. Se considerado apenas outubro, o recuo apresentado neste ano é o primeiro depois de uma trajetória de dez aumentos seguidos – o consumo vinha crescendo, anualmente, de 2005 a 2014.
(*) A reportagem, de Osvaldo Júnior, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.