A Dow Chemical e a DuPont estão negociando uma fusão para criar uma gigante de produtos químicos com valor de mercado de mais de US$ 120 bilhões e que poderá se dividir na sequência em uma série de diferentes negócios, afirmaram fontes com conhecimento do assunto.
Um acordo, que terá de ter aprovação regulatória em vários países, permitirá às companhias norte-americanas revigorar seus ativos.
Os negócios de plástico e de especialidades químicas têm se beneficiado de custos de energia menores, enquanto as divisões de produtos químicos para agricultura têm enfrentado dificuldades para lidar com fraqueza na demanda por defensivos.
Após a operação que seria estruturada como uma fusão de iguais, a companhia combinada poderia se dividir em ciências de materiais, especialidades e agroquímicos, afirmaram as fontes, alertando que os planos ainda não estão finalizados.
O presidente-executivo da Dow, Andrew Liveris, e seu colega na DuPont, Edward Breen, manteriam seus cargos na companhia combinada, disse uma das fontes. Um acordo pode ser alcançado nos próximos dias, acrescentou.
Representantes da Dow e da DuPont não comentaram o assunto.
A fusão pode gerar sinergias de custo de US$ 3 bilhões, publicou a CNBC citando fontes com conhecimento do assunto.
Fonte: Reuters