Profissionais da educação de Costa Rica recebem capacitação sobre Plano de Biossegurança para retomada das aulas
A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Costa Rica, em parceria com a Vigilância e Saúde, realizou entre os dias 5 e 22 de fevereiro uma capacitação para os profissionais da educação sobre o Plano Municipal de Biossegurança para a retomada das aulas presenciais no município.
Aplicada pela coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, e pelo gerente em vigilância ambiental, Claudiney Montani, a capacitação abordou temas como segurança e rotinas preventivas, distanciamento social (sinalização de espaços, controle de entrada, sala de aula, posicionamento das carteiras), higiene pessoal, sanitização, campanha de conscientização (orientação diária, planejamento das aulas), mapeamento de grupos de risco e providências necessárias, bebedouros, e foco no aluno, na família e no servidor.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, o conteúdo engloba um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir e minimizar riscos inerente a proliferação da Covid-19.
“Nosso objetivo é orientar nossos profissionais em relação às medidas de biossegurança a serem adotadas para conter o avanço do coronavírus e fazer a retomada gradual e segura das atividades pedagógicas presenciais na rede pública municipal de ensino. O anseio de todos é que a vacina chegue o mais rápido possível, até lá o cuidado precisa ser redobrado” reforçou a secretária.
A secretária informou ainda, que a SEMED já adotou as medidas de segurança previstas para a retomada das atividades, que devem ocorrer de forma escalonada para evitar aglomerações, mediante às orientações e liberações dos órgãos competentes municipais e estaduais.
Ainda segundo a secretária, a SEMED aguarda o posicionamento final da SED (Secretaria de Estado de educação) quanto a retomada das aulas presenciais Rede Estadual de Ensino para definir o cronograma no município.