Representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros (Tenente Wlademir), Poder Executivo (Dr. Felipe Magalhães), Poder Legislativo (Sônia Maran), da comunidade (Valéria Assmann), José Vicente (Demutran) e veículos de comunicação acompanharam os detalhes da “Operação Férias” pelo comando da 4ª Companhia de Polícia Militar de Chapadão do Sul. O comandante da PM, major Musse Untar Júnior, destacou o aumento de viaturas nas ruas nos últimos seis meses como elemento de melhoria da segurança pública no município.
Outras ações serão sendo efetivadas nas próximas semanas durante as festividades de natal e final do ano em Chapadão do Sul. A iniciativa objetiva coibir a ação de criminosos com policiamento ostensivo numa época em que todo está festejando em outras cidades ou na casa de amigos e parentes. As ações não estarão restritas ao policiamento nos bairros ou no centro, mas também no trânsito de pessoas e veículos.
Carros serão abordados constantemente em todos os pontos da cidade através de blitze na forma de policiamento comunitário. Multas serão a última etapa deste trabalho em Chapadão do Sul. Esta será a primeira vez que um Plano de Segurança é feito no final do ano na cidade. O resultado desta ação servirá de balizamento para outras edições. Tradicionalmente os vizinhos são acionados pelo morador que viaja porque a estratégia de deixar a luz ligada não funciona mais.
“Vizinhos em Alerta” – Uma ideia que começou no What Sapp, em Campo Grande, solucionou originou a iniciativa denominada “Vizinhos em Alerta”. O projeto, sem nenhuma intenção de lucro funciona de maneira simples. Os três vizinhos mais próximos formam uma rede e dividem a rotina das casas. Assim qualquer comportamento que fuja do padrão e levante suspeita pode ser informado ao dono da casa ou à polícia imediatamente.
Com a ideia pronta, Luís teve que apresentar aos vizinhos. A princípio alguns ficaram meio desconfiados, mas depois de explicar, todos da rua aderiam. O custo foi de apenas R$ 7,00 para a confecção da plaquinha fixada em frente às casas, uma maneira de mostrar aos ladrões que muita gente agora tem segurança na base da amizade.
“Ter as placas é uma maneira de mostrar para o ladrão que a vizinhança é bem organizada e vai ser mais difícil ele agir por aqui”, comenta Luís. Além de aumentar a sensação de segurança dos moradores, a iniciativa acabou aproximando todos. Há, inclusive, um grupo criado no whatsapp para tratar dos assuntos em comum, o que fez os moradores se conhecerem melhor. A rede é simples e acaba ajudando todo mundo.
chapadensenews