A forte chuva que caiu na madrugada desta segunda-feira (15) em Coxim causou pontos de alagamentos em diversas regiões. Várias famílias passaram a noite em alerta, tentando salvar bens móveis enquanto a água invadia suas residências.
Um dos pontos mais críticos foi constatado no bairro Piracema, as ruas bandeiras e Major Tomás Gonçalves pareciam rios. A médica veterinária Gennifer Mendonça registrou a quantidade de água na casa de sua mãe. Todos os cômodos foram tomados, causando prejuízos materiais.
Ela conta que a chegada do asfalto no bairro Piracema melhorou a vida dos moradores, mas uma intervenção na rede de captação de águas pluviais, realizada no final do ano passado, deixou o bairro nessa situação.
O prefeito Edilson Magro (DEM) esteve no local. Ele percorre a cidade desde as primeiras horas. Por telefone, Edilson informou que o problema do bairro Piracema está na incapacidade da rede captar toda a água das chuvas.
“A administração anterior já notificou a empresa que fez a obra para que providências sejam tomadas, nós também fizemos o mesmo, porém, eles não estão muito preocupados, ao que tudo indica”, comentou o prefeito. Edilson avisou que se a empresa não tomar providências a Prefeitura vai acionar a Justiça através de uma ação de obrigação de fazer com pedido de liminar.
Entretanto, não foi só o bairro Piracema que registrou alagamentos. No bairro Mendes Mourão a chuva também invadiu casas. Ainda de acordo com o prefeito, a secretaria de Obras constatou que nessa região os bueiros estavam entupidos. “A secretaria de Obras já fez um paliativo e depois volta para fazer toda a revisão da rede”, explicou Edilson.
Os estragos vão além dos alagamentos. Muitas ruas foram danificadas pelas águas. Alguns moradores relatam o excesso de lixo espalhado com a chuva. É importante citar que, além de todos os danos ao meio ambiente, o lixo despejado em vias públicas é um dos responsáveis pelo entupimento de bueiros.
Além da Prefeitura, trabalham nas ruas Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Nas últimas horas Coxim registrou 135 milímetros de chuva, conforme a Prefeitura. Chove em toda a região norte de Mato Grosso do Sul, fazendo com que os rios subam e deixando as autoridades ainda mais em alerta. Por volta das 10 horas o nível do rio Taquari era de 4,70 metros. A Defesa Civil já pede que famílias ribeirinhas fiquem em alerta.