Alcinópolis acompanha as primeiras etapas para o processo de viabilidade de concessão do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari
Na tarde da ultima segunda-feira (08/02/) a Secretária de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, esteve no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, onde acompanhou a equipe da Gerência de Unidades de Conservação do IMASUL, na presença do Gerente Leonardo Tostes Palmas, acompanhado de sua equipe e Martha Gilka, Gestora do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Também fez parte da visita representante do BNDES e empresa responsável pelo estudo de viabilidade para concessão do Parque. O estudo visa levantar as potencialidades da Unidade de Conservação e entorno, apontando as possibilidades de investimentos ao setor privado.
A equipe visitou a Base do Cuitelo e a Cachoeira do Cristal. O Parque Estadual tem 30 mil hectares, sendo que 27 mil hectares estão inseridos no município de Alcinópolis. Já na terça-feira, a equipe visitou o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares e a Casa Parque, com o intuito de fazer uma formatação de roteiros integrados. No retorno do Templo, a turma se reuniu na Sede da Secretaria de Desenvolvimento a qual contou ainda com a presença do empresário e Geógrafo Lucio Adorno, que junto a sua esposa Martalucia são proprietários de uma RPPN no Jalapão onde está instalado um ecolodge (hotel turístico).
Lucio tem uma propriedade no entorno do parque, onde futuramente pensa em também criar uma RPPN. Segundo Bruna Barbosa, a participação de Lucio na reunião foi de suma importância, pois ele ja é do trade turístico e da área ambiental o que agregou mais conhecimento, ao compartilhar suas experiências e a realidade que enfrentou quando o Jalapão começou se fortalecer no turismo.
Bruna Barbosa, explica que esse estudo vem para atender uma expectativa de utilização da zona de uso público do Parque Estadual, tendo como objetivo melhorar a estrutura, a segurança e atrair empresas privadas para investir e trazer cada vez mais turistas para nosso município e região.