Nesta terça-feira (09), mãe e filho morreram de covid-19 em Batayporã. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, as duas vítimas se tratavam de um homem de 61 anos e da mãe dele de 95. O município que fica a 311 quilômetros da Capital foi o primeiro a registrar uma morte em decorrência da doença, em Mato Grosso do Sul, no dia 31 de março de 2020.
O idoso teve o diagnóstico positivo para a doença no dia 27 de janeiro ao ser submetido a exame por método swab, no Centro de Triagem para covid-19, em Batayporã. Três dias depois, em 30 de janeiro, a vítima deu entrada no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina e recebeu alta em 1º de fevereiro, mas o seu quadro clínico piorou. O homem voltou a ser hospitalizada no dia 8 e morreu no início desta tarde.
Já a mãe dele passou por internações nas mesmas datas e estava hospitalizada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do mesmo hospital e também morreu horas depois do filho, no final da tarde desta terça-feira.
Só hoje foram confirmadas outras oito mortes por covid-19 na cidade, conforme o portal Nova Notícias. Desde o início da pandemia, 420 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus em Batayporã.
Vacinação – Ontem (08) a cidade recebeu mais 140 doses da vacina CoronaVac. Do total de imunizantes encaminhados pela Ses (Secretaria de Estado de Saúde) ao município, 90 doses permitirão o início da imunização de idosos de 82 anos e cerca de 20% serrão destinados aos profissionais de Saúde da rede privada que ainda não foram vacinados.
Outras 50 doses correspondem à segunda aplicação para profissionais de saúde da rede privada e idosos de 89 anos ou mais.
Por Adriano Fernandes – CAMPO GRANDE NEWS