Nova direção da Fundação Hospitalar de Costa Rica diz que dedicará gestão a atendimento humanizado
A ameaça à saúde é sempre um momento de fragilidade física e emocional, seja por resultado de um acidente, mal-estar ou diagnóstico de uma doença grave. Todos precisam de apoio e de um atendimento humanizado para se recuperar. É com esse olhar que diretora geral da Fundação Hospitalar de Costa Rica, Rogéria Eiks Paes Barbosa Platero, pretende executar sua gestão.
De acordo com a diretora, o objetivo é melhorar a relação entre profissionais, pacientes e familiares, com acolhimento logo às portas de entrada da Fundação. “É fundamental o atendimento humanizado, com acolhimento do paciente desde a entrada até a saída. A empatia entre pacientes e profissionais de saúde estabelece vínculos fundamentais para aumentar a eficiência do tratamento e consequentemente a recuperação do paciente” ressaltou.
Rogéria informou ainda que a Fundação Hospitalar conta atualmente com 8 médicos clínicos gerais, 19 médicos especialistas, que atendem de forma escalonada e compõem uma equipe de 119 colaboradores destruídos em diversos setores sendo eles enfermagem, exame de imagem, farmácia, recepção cozinha lavanderia, limpeza, portaria e administrativo.
“As portas da unidade e também da direção estão sempre abertas para receber a população. A nossa intenção é oferecer um pronto atendimento dando o máximo de atenção, informação e confiabilidade ao paciente e seus familiares. Contamos com um quadro técnico de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que atendem 24 horas, além de especialistas como pediatra, cardiologista, ortopedista, ginecologista obstétrica, cirurgião geral, psiquiatra, otorrinolaringologista, anestesiologista, bem como um urologista que atende com data pré-agendada conforme sua estadia no município. Todos estes profissionais estão empenhados em oferecer um atendimento transparente e de qualidade, esclarecendo dúvidas, dialogando e acatando sugestões da população” informou a gestora.
A Fundação conta com sala de estabilização para pacientes em estado grave, onde é definida a necessidade de internação, encaminhamento para centro cirúrgico ou para a Capital. Desde o atendimento no Pronto Socorro a unidade dispões de ultrassonografia, raio-x, tomografia computadorizada, mamografia e gasometria.
Além da sala de estabilização com dois leitos, o hospital dispõe ainda de dois Pronto Atendimentos, sendo um convencional e outro para pacientes com Covid. Para a ala destinada aos pacientes com o vírus a unidade disponibiliza 12 leitos clínicos para adultos e dois leitos pediátricos, bem como 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) completos e equipados com respiradores.
O pronto atendimento da Fundação Hospitalar funciona 24h e não é necessário agendamento. Para informações ligue para: (67) 3247-6600.
Classificação de risco
A Classificação de Risco é um processo dinâmico que avalia – não faz o diagnóstico – cada paciente e define o grau de prioridade para o atendimento médico. Ela é essencial para um atendimento médico eficaz, separando os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes, o que garante um atendimento prioritário dos casos mais graves. Com isso os pacientes são atendidos em função da gravidade da situação e não somente pela ordem de chegada.
A identificação das prioridades na Fundação Hospitalar é feita mediante fichas coloridas coladas no canto superior direito da folha preenchida no pronto atendimento e por pulseiras colocadas no punho esquerdo dos pacientes. Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente:
– Vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência;
– Laranja é muito urgente, o paciente necessita de atendimento o mais prontamente possível;
– Amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar;
– Verde indica pouco urgente, o paciente necessita de atendimento mas pode ser atendido no consultório guardar atendimento sem risco ou poderá ser encaminhado para seguimento ambulatorial.