Covid-19 em Goiás: governo lança sistema de pré-cadastro para vacinação

O governo estadual lançou um sistema de pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 em Goiás. O objetivo é facilitar a organização e planejamento para imunização da população. Alguns municípios, no entanto, já têm plataformas próprias para fazer o agendamento para que as pessoas dos grupos prioritários recebem as doses.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o sistema Vacina Goiás estará disponível para todos os goianos.

“Qualquer pessoa pode fazer o pré-cadastro, independentemente da idade. No entanto, o agendamento só será possível para aquelas pessoas que estiverem no grupo determinado, ou seja, acima de 85 anos e se o município tiver aderido a este sistema. Pedimos a todos os municípios que façam essa adesão, que é uma forma de organizar a vacinação”, explicou.

 

A responsabilidade pela vacinação é de cada município. Porém, a ideia do estado é facilitar a organização de cada cidade na hora da imunização, de forma a evitar longas filas e aglomerações.

“A nossa orientação é fazer o pré-cadastro. Mas não existe a obrigatoriedade de fazer o pré-cadastro para a pessoa que estiver no grupo a ser imunizado naquele momento. Qualquer pessoa que pertencer a esse grupo e que for à unidade de saúde sem cadastro será vacinada”, disse o secretário estadual.

Cidades com cadastro independente

 

 

Municípios como Aparecida de Goiânia e Rio Verde já definiram seu sistema de agendamento e organização para a vacinação contra a Covid-19. Em Aparecida, o cadastro é feito pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, disponível apenas para quem tem celular Android, ou acessar o site da prefeitura. Porém, ele só é válido para a imunização em postos de saúde. Já para os pontos no modelo drive-thru, não é necessário agendamento.

Em Rio Verde, o cadastro é feito preenchendo um formulário no site da prefeitura. Após o registro, é necessário aguardar o contato da Secretaria Municipal de Saúde. Os moradores não devem procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar.

O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde por e-mail às 9h15 para saber quais serão os critérios para o agendamento da vacinação e se a existência de dois sistemas pode gerar confusão na população e aguarda retorno.

Covid-19 em Goiás: site de pré-cadastro de vacinação — Foto: Reprodução/Governo de Goiás
Covid-19 em Goiás: site de pré-cadastro de vacinação — Foto: Reprodução/Governo de Goiás

Vacinação

 

 

Ao todo, Goiás já recebeu mais de 356 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A primeira remessa, de 183.080 da CoronaVac chegou dia 18 de janeiro. No dia 24, chegaram ao estado 65,5 mil doses da vacina AstraZeneca. Elas foram usadas exclusivamente para profissionais de saúde.

No dia 25 de janeiro, 29,9 mil doses da CoronaVac chegaram a Goiás. Já no último domingo (7), uma nova carga com 77,8 mil doses da vacina da mesma fabricante chegou na capital.

Até o momento, já foram imunizados trabalhadores da área de saúde e idosos que moram em instituições de longa permanência.

Agora, o objetivo é vacinar goianos com mais de 85 anos. “Já passamos de 130 mil pessoas imunizadas. Ela está avançando bastante. A maioria das pessoas da área da saúde já foram vacinadas. Certamente, as da linha de frente todas foram. Agora, concentraremos nossas forças, conforme orientação do Ministério da Saúde e do estado, para que tenhamos a vacinação dos idosos, que são um grupo de maior risco”, disse o secretário.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que as novas doses da vacina juntamente com mais 15 mil doses da última remessa recebida permitirão a vacinação de 100% da população com 85 anos e acima e parte da população com mais de 80 anos.

“Isso nos traz uma esperança enorme, pois é a faixa etária que tem maior risco de complicações e letalidade”, disse Caiado.

Por Vitor Santana, G1 GO