Nova remessa com 32 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega a Mato Grosso do Sul entre hoje (5) e amanhã (6), informou o governador Reinaldo Azambuja nesta sexta-feira. Os imunizantes foram produzidos pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e comprados pelo Ministério da Saúde dentro do PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Reinaldo Azambuja confirmou o recebimento das vacinas e disse que está atento às discussões relacionadas à imunização dos sul-mato-grossenses. “Tenho pressa para imunizar rápido a população. Quero acelerar a base vacinal no Estado e com isso diminuir o número de pessoas infectadas e salvar vidas”, ressaltou.
O governador reforçou que o Estado possui dinheiro em caixa para comprar imunizantes contra a Covid-19 e lembrou que o Governo Federal tomou a frente nos debates.
“O Estado está aberto para comprar qualquer vacina que tenha registro dos organismos internacionais e também da Anvisa. Temos R$ 100 milhões disponíveis. O problema é que não existe vacina disponível para ser vendida a nenhum estado brasileiro”, pontuou.
“Hoje, toda vacina produzida no Brasil está sendo vendida ao Ministério da Saúde e entrando no PNI”, completou.
Desde que a campanha de imunização começou no País, na primeira quinzena de janeiro, Mato Grosso do Sul recebeu três remessas de vacinas do Ministério da Saúde – duas com doses da vacina da Sinovac/Butantan e uma com imunizantes desenvolvidos pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra.
O Estado contabiliza 190.746 doses de vacinas recebidas.
Bruno Chaves, Subcom
Foto: Chico Ribeiro