Nesta quarta-feira(3) o Coordenador Estadual do Projeto Rural Sustentável- Cerrado, Felipe Martins e a monitora local, Raquel de Melo, reuniu-se com o presidente da Copamis (Cooperativa Mista), José Paulo Parra, para a divulgação do edital de organização socioprodutiva.
Fez -se presente nessa reunião a Vereadora, Profª Inês Londero, (PSD) também produtora rural da localidade.
O Programa é financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, pela coordenação científica e apoio técnico.
O objetivo do programa, além de fomentar a participações das Cooperativas, mobilizar participação de pequenos e médios produtores rurais.
Mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, especificamente sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagem Degradada (RPD).
Dentre várias ações desenvolvidas pelo programa como: Assistência Técnica aos produtores rurais, certificação.
O programa proporciona incentivos econômicos e apoio financeiro coletivos para fortalecer o desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas e promover o acesso aos mercados.
O presidente José Paulo Parra se disponibilizou a cadastrar a cooperativa e oferecer todas as informações necessária para a implantação do Projeto.
A vereadora Prof.ª Inês Londero se comprometeu em buscar apoio e parceria junto ao órgão competente do Município para a divulgação e implantação do Programa.
Sobre o projeto
Como aumentar a produtividade agrícola sem agredir o meio ambiente? Esse é um dos grandes desafios atualmente no mundo e o que move o Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Durante 4 anos (2019-2023), há a atuação junto a produtores(as) rurais e demais atores, nos estados do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 101 municípios, com a promoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, a fim de melhorar o acesso à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, bem como fortalecimento de organizações produtivas locais.
Somos financiados pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.
bncnoticias