O município de Costa Rica irá aplicar projetos habitacionais para diversos perfis da população a partir deste mês. O prefeito Cleverson Alves dos Santos esteve na sede da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (4) para tratar da implantação dos programas habitacionais para a população.
“Serão várias faixas de financiamento e construção para ampliarmos a moradia em Costa Rica e contemplar diversas categorias: do servidor público à aqueles que estão em situação precária”, explicou o prefeito.
A inclusão do município de Costa Rica em diversos programas de moradia foi decidida após reunião de Cleverson com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel.
“Com a parceria do governo estadual e o município será possível atender a população com várias iniciativas, desde o projeto Lote Urbanizado ao programa Minha Casa, Minha Vida. Já determinamos que a Agehab inicie o processo e os convênios sejam iniciados”, explicou o secretário.
Dentre os programas citados, que podem contemplar mais de 150 famílias na primeira fase, há o Lote Urbanizado, que atende famílias com renda familiar de até R$ 4.685 e que não tenham sido beneficiadas por nenhum programa habitacional. Alguns dos critérios para este programa são o tempo de residência no município, famílias com filhos menores de 18 anos; idosos; doentes crônicos, entre outros.
Já o Programa Habitacional Financiado com Subsídio é uma parceria com municípios e Governo Federal, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, que agora se chamará Casa Verde e Amarela, que facilita o benefício da casa própria que será subsidiada em parte pelo FGTS e Governo do Estado. Além do subsídio ao financiamento o Governo do Estado e os municípios investem na infraestrutura do acesso ao empreendimento.
“Estado e município irão estudar a possibilidade de executar os planos neste primeiro trimestre. A expectativa é atender o maior número de pessoas possíveis”, explica a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes.
O orçamento deste ano prevê diversos investimentos em moradia e que podem beneficiar a população de Costa Rica de diversas formas. “Estamos buscando aplicar todos os programas habitacionais em Costa Rica e que atendam toda à população que tem o sonho da casa própria”, destaca Cleverson.
“A questão da habitação é de extrema importância em Costa Rica e temos outros problemas a resolver, como a regularização fundiária, que também podem ser sanadas através da parceria com o governo do Estado. Certamente teremos um imenso desafio para diminuir o déficit habitacional acumulado e à demanda que será necessária para atender às famílias de Costa Rica”, ressalta o prefeito.
Também estiveram presentes na reunião o deputado estadual Gerson Claro, o secretário municipal de governo, Airton Ruiz Pereira, os vereadores Evaldo Paulino e Everaldo Pereira dos Santos.