Na manhã deste sábado, 30 de janeiro, um homem com 28 anos de idade foi preso, acusado de receptação de baterias furtadas da ferrovia, Ferronorte, operada atualmente pela Rumo.
Segundo um agente de segurança da Rumo, há quatro meses vem ocorrendo furtos de baterias nos Hot Box das margens da ferrovia, nas proximidades de Chapadão do Sul. Nesses meses já foram furtadas oito baterias avaliadas em R$1.495,00 cada e duas baterias avaliadas em R$475,00 cada.
São baterias estacionárias utilizadas em equipamentos eletrônicos. O Hot Box são sensores instalados nas margens das ferrovias, que monitoram as temperaturas das rodas das composições. A falha no sistema de rodas das composições pode aquecer, quebrar e provocar acidentes. O Hot Box acusa aquecimento antes que ocorra dano maior nas composições, por aquecimento.
Os Hot Box são protegidos em gaiolas fortemente construídas e os ladrões estavam arrombando as portas para furtar as baterias, que são utilizadas apenas em aparelhos eletrônicos.
Diante dos frequentes furtos, a Rumo mandou instalar rastreadores em pelo menos uma bateria de cada Hot Box e foi um desses aparelhos que acusou aonde estavam pelo menos duas baterias furtadas na madrugada deste sábado (30).
Ao ocorrer o furto, a Polícia Militar foi acionada e os policiais, ao rastrearem o sinal emitido pelo sensor, chegaram à casa do homem que acabou preso. Ele negou o furto e disse que havia emprestado a sua caminhonete, no final da noite desta sexta-feira (29) a um homem, que não soube informar o seu telefone e endereço. Este lhe devia e teria deixado duas baterias como forma de pagamento, durante a madrugada, ao devolver o veículo.
Ocorre que este homem que foi preso, percebeu o rastreador em uma das baterias e o levou para o final da Rua Rio de Janeiro, de Chapadão do Sul. Ocorre que o aparelho já havia registrado todo o trajeto após ser retirado do Hot Box da ferrovia. E foi a partir do seu registro que os policiais chegaram à casa do acusado, avistaram duas baterias ao lado de uma colheitadeira, no quintal e deram voz de prisão ao morador por receptação.
Somente nesta madrugada (30/01) foram furtadas quatro baterias, duas de maior valor e duas de menor valor. O receptador estava com uma de cada e as outras duas devem estar com aquele acusado do furto, porém elas estão sem rastreador e somente as investigações poderão chegar até elas.
O acusado pela receptação e favorecimento ao furto foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia, de Chapadão do Sul, onde estará à disposição da justiça, após a conclusão do inquérito policial.
Fonte: Jovemsulnews