Alcinopolis: Produtores de pitaya se reúnem para comemorar segunda safra e discutir a continuação e expansão do projeto
O prefeito Dalmy juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Bruna Barbosa e o técnico José Loreto, responsável pelo Projeto de Acompanhamento do Programa de Hortifruti de Alcinópolis, se reuniram com os produtores de pitaya no Assentamento Santa Fé e estiveram visitando a propriedade do Senhor Paulo. Na oportunidade o técnico orientou os produtores sobre as mudanças que deverão ser realizadas no momento do plantio e os cuidados com a plantação para minimizar as perdas com nematoides e com o calor, adaptando a produção ao clima local.
O Projeto de Pitaya teve início no ano de 2018, sendo que no ano de 2019/2020, os produtores fizeram a primeira colheita. O projeto entra na sua segunda safra e os produtores se mostram otimistas com os resultados. A fruta é comercializada no nosso município e na região.
Bruna Barbosa diz estar muito contente com os resultados, pois a pitaya é uma fruta exótica que foi muito bem aceita no comercio local e regional. Acrescentando que o projeto está em expansão.
O produtor Paulo, se mostra bastante satisfeito com o resultado, informando que já colheu quinhentos quilos da fruta e espera colher duas toneladas até o final da safra.
A reunião contou ainda com a presença de dois produtores que tem interesse em fazer parte do projeto, o que é muito gratificante, pois indica que o projeto está em fase de ascensão.