O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, administrará a cidade pelo seu quarto mandato, e como sempre, ele ressalta que uma boa administração deve contar com uma equipe de secretários competentes e comprometidos pelo bem de Chapadão do Sul, além de servidores públicos motivados a sempre fazer o melhor para o nosso município.
Assim, ao longo da primeira quinzena de 2021, o gestor municipal fez os anúncios dos nomes dos seus secretários que vão comandar as 10 pastas municipais. Com uma equipe qualificada e experiente nas suas respectivas áreas, João Carlos Krug tem a certeza que Chapadão do Sul continuará com seu crescimento constante.
Vale ressaltar que metade do secretariado é formado servidores públicos efetivos, refletindo a valorização que a atual administração tem pelos servidores públicos.
Confira a equipe que forma o Secretariado do prefeito João Carlos Krug e do vice-prefeito João Buzoli:
Administração
A Secretaria de Administração segue comandada pela servidora pública Raquel Tortelli. Ela é graduada em Direito e em Serviço Social. Sua primeira experiência na Prefeitura Municipal foi em 2012 quando foi eleita para o cargo de Conselheira Tutelar, após, em 2014, ela passou no concurso público. Em 2019, assumiu a titularidade da Secretaria de Administração, e em 2021 foi reconduzida ao cargo.
Sob responsabilidade dela estão os departamento de Recursos Humanos, Licitação, Compras e Serviços, Patrimônio, Contratos, Convênios, Manutenção de Informática, SESTAF, Procon e Almoxarifado. A Secretaria está localizada na Av. Seis, nº 706 e o telefone para contato é (67) 3562-5624.
A Secretaria de Assistência Social está sob responsabilidade da primeira dama e engenheira agrônoma Maria das Dores. Maria das Dores tem experiência na área de assistência social e já comandou a Pasta por aproximadamente 13 anos, entre mandatos do prefeito João Carlos Krug e também do ex-prefeito Jocelito Krug. A secretaria-adjunta de Maria das Dores é a servidora pública Roseli Hartmann, graduada em Ciências Contábeis e Administração Pública e com especialização em Auditoria e perícia contábil, Roseli tem experiência de 12 anos na Secretaria.
Na Secretaria de Assistência Social estão: CRAS Parque União, CRAS Cerrado, CREAS, Conviver, Conselho Tutelar e Casa Abrigo e outros departamentos relacionados a Assistência Social. A Secretaria está localizada na Rua sete, nº 371. O telefone para contato é o (67) 3562-2828.
Para a Secretaria de Cultura e Esporte, o prefeito João Carlos Krug nomeou o empresário e fomentador do ciclismo no município Altair Trentin e tem como secretário adjunto o servidor público Rodrigo Batista que é professor de Educação Física e pós-graduado em PNEES – Portadores Necessidades Educativas Especiais.
Entre suas responsabilidades, as principais da Secretaria de Cultura e Esporte são: Biblioteca Municipal, Centro Aquático Municipal, Escolinhas Municipais de Esportes, BAMSUL, Projeto Música e Arte e Biblioteca do Sesi. A Secretaria de Cultura e Esporte está localizada na Av. Oito, nº 582. O telefone para contato é (67) 3562-4146.
A Secretaria de Educação é comandada pelo servidor público e professor Guerino Perius. Ele é professor da rede estadual e municipal de ensino, especializado em Gerenciamento, Princípios e Métodos na educação e foi secretário municipal por 14 anos, além de vereador de 2008 a 2012. Guerino já atuou também como diretor das escolas rurais do município e como coordenador pedagógico na Escola Estadual Jorge Amado. A secretária-adjunta é a também servidora pública e professora Maria Otilia, ela tem especialização em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Matemática no Processo Educativo e Educação, Pobreza e Desigualdade Social.
Sob a responsabilidade da Secretaria de Educação estão às três Escolas Municipais Urbanas: Escola Carlos Drummond de Andrade, Escola Cecília Meireles e Escola Érico Veríssimo; as três Escolas Municipais Rurais: Escola Aroeira, Escola Pedra Branca e Escola Ribeirão. Além disso, também tem cinco Centros de Educação Infantil: CEI Esperança, CEI Pingo de Gente, CEI Sonho Meu, CEI Sibipiruna e CEI Flamboyant. A Secretaria de Educação está localizada na Av. Paraná, nº 2.390. O telefone para contato é o (67) 3562-3648.
A Secretaria de Finanças e Planejamento está sob responsabilidade de Itamar Mariani. Mariani tem ampla experiência na área de consultoria e assessoria financeira e contábil, graduado em administração de empresas e ciências contábeis e é pós-graduado em Gestão Empresarial e Gestão Pública. Ele já foi secretário de Finanças e Planejamento por 14 anos. O secretário-adjunto é o servidor público Paulo Borges Filho, formado em matemática e contabilidade ele também tem pós-graduação em Contabilidade Pública.
A Secretaria é responsável pelos seguintes departamentos: Tesouraria, Contabilidade, Cadastro e Tributação, Planejamento, Posturas, Fiscalização de Obras, Auditoria Tributária, Engenharia e Arquitetura, Dívida Ativa e Arquivo da Contabilidade. A Secretaria de Finanças e Planejamento está localizada na Av. Seis, nº 706. O telefone para contato é o (67) 3562-5614.
A Secretaria de Governo é comandada pela servidora pública Agnes Miler. Ela é graduada em administração e tem ampla experiência na área pública de Chapadão do Sul, já tendo sido secretária-adjunta de Governo, diretora presidente do Instituto de Previdência Municipal, secretária geral da Câmara Municipal e chefe de Gabinete.
A Secretaria de Governo é responsável pela Assessoria de Imprensa, Assessoria Jurídica, Gabinete do Prefeito e pela 168ª Junta de Serviço Militar, além de ser responsável pelas relações institucionais do Executivo Municipal com as outras autarquias e entidades municipais. A Secretaria de Governo está localizada na Av. Seis, nº 706. O telefone para contato é o (67) 3562-5654.
A Secretaria de Infraestrutura e Projetos é administrada pelo arquiteto e Urbanista Ricardo Bannak. Ele está se especializando em BIM – Building information Model e é perito em avaliações prediais e perícias judiciais e extrajudiciais. Além disso, ele foi secretário-adjunto da Pasta de 2017 até abril de 2020, onde assumiu a titularidade da Secretaria. O secretário-adjunto é o engenheiro civil, engenheiro agrimensos e matemático Autimio Antunes.
A Secretaria é responsável pelo Departamento de Projetos, Infraestrutura e Apoio Administrativo. A Secretaria está localizada na Av. Seis, nº 706. O telefone para contato é o (67) 3562-5601.
Obras, Transporte e Serviços Públicos
A Secretaria de Obras, Transporte e Serviços Públicos é comandada pelo administrador e empresário Ivanor Zorzo. Ele tem ampla experiência no setor público, tendo sido secretário de Administração de 2001 a 2006 e secretário de Obras desde 2017. O secretário-adjunto é o Laércio Alcantara, ele tem mais de 20 anos de experiência na Prefeitura.
A Secretaria de Obras é responsável pelo DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, COP – Centro de Operações da Prefeitura e os Departamentos de Obras Públicas, Serviços Públicos, Transportes e Serviços Públicos e Manutenção de Frotas. A Secretaria de Obras está localizada na Rua Treze, nº 780. O telefone para contato é o (67) 3562-6645.
A Secretaria de Saúde é administrada pela servidora pública Valéria Lopes. Valéria é graduada em psicologia, especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais e mestre em Educação. A secretaria-adjunta é a enfermeira Gilmara Dacampo.
A Secretaria de Saúde tem sob sua responsabilidade o Hospital Municipal, Unidade Básica de Saúde, CAPS I, Centro de Apoio Especializado, Academia da Saúde e seis ESF’s – Estratégia Saúde da Família: Central, Flamboyant, Saúde Lar, Sibipiruna, Esperança e Planalto. Além disso, é responsavel por diversos departamentos da área da saúde. A Secretaria está localizada na Rua Dezoito, nº 876. O telefone para contato é o (67) 3562-6600.
A SEDEMA – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente é comandada pelo servidor público Junior Teixeira. Ele é graduado em administração de empresas e pós-graduando em Gestão Pública e tem experiência no setor público há mais de dez anos. A secretaria-adjunta é a servidora pública Andreia Lourenço, ela é graduada em contabilidade.
A SEDEMA tem sob sua responsabilidade os departamentos de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Saneamento Básico. A Secretaria está localizada na Av. Onze, nº 1.000. O telefone para contato é o (67) 3562-1821.
A Controladoria Municipal segue sob a responsabilidade do advogado Lucas Cabrera. Ele é o controlador municipal desde 2017.
Cabe a Controlador avaliar, apoiar, coordenar e acompanhar a Administração Pública e a Gestão dos Recursos Municipais, visando sua efetiva e regular aplicação. O Controle Interno não controla o gestor, não engessa, nem impede sua atuação. Ao contrário, controla para o gestor, amplia sua visão, seu conhecimento de todos os meandros da Administração, sempre com Ética, Profissionalismo e Transparência. A Controladoria está localizada na Av. Seis, nº 706. O telefone para contato é o (67) 3562-5646.
Assecom