Costa Rica iniciou vacinação contra o Covid-19 em profissionais da saúde da linha de frente e idosos asilados
A Prefeitura de Costa Rica iniciou às 15h30 desta terça-feira (19) a primeira etapa de vacinação contra Covid-19. As primeiras 446 doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde, serão aplicadas em idosos do Lar Recantos dos Idosos e profissionais que atuam na linha de frente na Fundação Hospitalar e nas unidades de saúde do município.
Conforme a secretária municipal de saúde, Juliana Oliveira Dias Corrêa, o montante é suficiente para imunizar 223 pessoas, considerando a necessidade de aplicação de duas doses para complementar o ciclo de imunização em um período recomendado, de duas a quatro semanas.
A primeira profissional da saúde municipal a ser imunizada foi a cardiologista Vanessa Piovesan Freitas Assumpção, de 39 anos, que atua na linha de frente de combate à Covid-19 desde o início da pandemia.
“Me sinto a pessoa mais feliz do mundo e grata a toda minha equipe. Essa vacina trará mais tranquilidade, pois acredito que é uma questão de tempo para controlar essa doença” comemorou doutora Vanessa.
Aos 77 anos, o aposentado João Coelho da Silva, foi o primeiro idoso o de Costa Rica a receber a vacina. Ele está asilado há cerca de cinco anos no Lar Recantos dos Idosos Roberto Lopes Gonçalves.
Representando o executivo municipal, o vice-prefeito Roni Cota, reforçou que a pandemia não acabou e que as medidas de biossegurança precisam ser mantidas. “A chegada da vacina nos deixa esperançosos, é sem dúvidas um dos momentos mais aguardados pela nossa população, entretanto os cuidados como uso de máscara e distanciamento social devem continuar” destacou.
A primeira-dama, Gilmarcia Silva Pereira Alves, também acompanhou a vacinação e ressaltou as dificuldades enfrentadas no último ano para todos, principalmente para os profissionais da saúde e idosos. “É muito gratificante acompanhar esse momento tão importante para nossa comunidade que tanto vem sofrendo desde o início desta pandemia. O nosso desejo e busca constante é que a vacina chegue para todos o mais breve possível” acrescentou ela.
Demais profissionais da saúde da linha de frente serão imunizados nas unidades onde atuam nesta quarta-feira (20) assim como os outros idosos asilados