Em visita ao Museu Interativo de Costa Rica, Cleverson destaca desejo de tornar espaço em atrativo para juventude
Acostumados a acessar muitas informações textuais e de imagens pela internet, muitos jovens veem os museus como algo antigo, do passado. Em visita ao Museu Interativo nesta segunda-feira (18), o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, destacou o desejo de transformar justamente essa perspectiva na juventude local.
Guiado pelo conservador e restaurador do patrimônio histórico, Antônio Sarasa, o prefeito percorreu a jornada interativa dividida em três etapas: a Terra, que contém informações sobre a geologia e biodiversidade do cerrado, o Homem que apresenta a arqueologia, e a Cultura que fala dos fundadores de Costa Rica e sua evolução cultural.
“O museu tem uma importância indiscutível por resgatar a história da humanidade, da natureza, da nossa fauna e flora bem como a história vivenciada por nossa comunidade no decorrer da construção do nosso município. Será uma ferramenta muito útil para nossos estudantes, que poderão experimentar visualmente aquilo que antes era apreciado somente nos livros. Nosso objetivo é tornar esse local atrativo para toda comunidade, em especial aos jovens, que inclusive no período noturno poderão contemplar a história de uma forma interativa” avaliou Cleverson.
Também participaram da visita o vice-prefeito, Roni Cota, a diretora de turismo, Jacy de Pina Bulhões Rodi, o secretário de governo, Airton Ruiz Pereira, e as arquitetas Joelma Arguelho e Cláudia Almeida.
Inaugurado em dezembro de 2020, dentro do Centro Histórico-Cultural de Costa Rica Professor Nelson Silva Soares, o museu está recebendo os retoques e ajustes finais necessários para abertura definitiva ao público.
*Assecom PMCR