As primeiras 158 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegaram na Base Aérea de Campo Grande (MS) por volta das 15h15 desta segunda-feira (18), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião decolou de Guarulhos na manhã desta segunda e, antes de chegar a Mato Grosso do Sul, deixou doses em Florianópolis (SC).
Ainda na tarde desta segunda, as três primeiras pessoas deverão receber a primeira dose da vacina na capital de Mato Grosso do Sul. Elas serão imunizadas em ato simbólico de início da vacinação, no Hospital Regional Rosa Pedrossian, referência no tratamento a pacientes com a infecção pelo novo coronavírus.
A distribuição para os 79 municípios, que antes estava programada para esta terça-feira (19), deve começar ainda na noite desta segunda, em ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A previsão é que na quarta-feira (20), comece a aplicação das vacinas. Conforme o Plano Estadual de Vacinação, a primeira fase da imunização vai englobar trabalhadores em saúde; idosos com mais de 75 anos; aqueles com mais de 60 que estejam em asilos; índios aldeiados e pessoas com comorbidades.
Conforme consta no plano de vacinação, na primeira etapa de imunização, a previsão é de que sejam vacinadas 211.633 pessoas em Mato Grosso do Sul. O objetivo, nas quatro fases é alcançar cerca de 890.653 pessoas.
O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou a logística da vacinação. “Nosso plano é audacioso. Estamos muito alinhados para iniciar a vacina às 10h na quarta-feira conforme combinado com o Ministério da Saúde. Nós temos um plano de distribuição dessas vacinas em 24 horas ou, no máximo, em 48 horas. Certamente vai ser destinado a todos os municípios do Estado”, afirma Resende.
* G1 MS