CONSULTA PÚBLICA: Qual a sua opinião sobre as escolas cívicos-militares

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Educação quer saber a opinião da população sobre a Escola Cívico-Militar, onde os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Clique aqui, deixe sua opinião e contribua com a educação de Chapadão do Sul.

Escola cívico-militar

Oficializado em setembro pelo Governo Federal, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) vai contar com unidades escolares em Mato Grosso do Sul, a partir de 2021.

De acordo com o Governo Federal, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do Brasil. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

Em Mato Grosso do Sul, o trabalho foi iniciado com uma equipe multidisciplinar e intersetorial do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação. A ordenação de despesas e a gestão das unidades escolares também será da Secretaria, que terão, abaixo da direção da escola, um responsável pedagógico e outro da área militar, que vai coordenar os trabalhos do Programa no ambiente escolar.

Na matriz curricular a novidade será a inserção de uma disciplina referente à atuação dos militares. O restante das unidades curriculares serão as mesmas utilizadas nas demais escolas da Rede Estadual de Ensino, de formação geral básica, que contemplam a Base Nacional Comum Curricular.