Prefeito Cleverson concretiza Coplacana e traz primeira empresa para geração de empregos em Costa Rica
Após uma reunião realizada nesta quinta-feira (14), o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, recebeu o diretor de operações e expansões da Cooperativa Coplacana, Fábio Veloso, e confirmou a instalação de uma filial da empresa no município.
De acordo com o prefeito, foi montada uma equipe que possui a trabalho de identificar oportunidades de negócios para Costa Rica e essa equipe foi responsável por verificar o interesse na cooperativa – que já possui uma filial em Dourados – em expandir seus negócios na região norte de Mato Grosso do Sul.
“Quando chegou até nós o interesse da Coplacana em vir para o norte do estado, eu fui pessoalmente conversar com seus diretores e apresentei Costa Rica para eles, que já tinham um projeto de instalação em outro município”, explicou o prefeito.
Segundo Cleverson Alves dos Santos, após conversas, foi apresentadas as vantagens para a empresa se instalar em Costa Rica e o interesse do gestor em que a empresa abrisse um filial na cidade, interesse que teria influenciado diretamente na decisão dos diretores em cancelar o projeto em outro município e se instalarem em Costa Rica.
“Hoje o diretor de operações e expansões da cooperatica esteve aqui e garantiu a instalação de uma filial da empresa em Costa Rica”, comemorou o prefeito.
Na reunião também estivaram presentes o Vereador Evaldo Paulino, Advogado e Pecuarista Nilo Fernando Sbrissa , Empresário José Alcides Simplicio e também Tonhá.
De acordo com o diretor de operações e expansões da Coplacana, Fábio Veloso, a recepção do prefeito do município teve um impacto positivo na empresa. “Nós começamos a falar de Costa Rica e em 30 dias já tivemos uma visita do prefeito Cleverson, o que nos deixa muito feliz e mostra que Costa Rica só tem a ganhar com as decisões do novo prefeito”.
Fábio explica que Costa Rica possui um grande potencial para a cana de açúcar, grãos e algodão, o que vai de encontro com o desejo de diversidade da empresa.
“Estamos agora no processo de avaliação de imóveis, nos reunindo com os empresários da cidade, queremos nos instalar já em 2021 com uma loja de aproximadamente 300m quadrados e um deposito com cerca de1.200 metros quadrados”, comentou Fábio.
De primeiro momento, a chegada da empresa pode gerar cerca de 10 empregos diretos por conta da loja. “Também vamos avaliar as possibilidades para instalar uma unidade de recebimento de grãos no futuro, que emprega de 20 a 25 pessoas”.
A chegada da empresa confirma uma das principais bandeiras da campanha de Cleverson Alves dos Santos, de gerar empregos dentro de Costa Rica.
“Nossa bandeira é a geração de emprego, porque o desemprego de Costa Rica é grande, quase 8 mil pessoas recebendo auxilio emergencial, isso é um indicativo de que nos temos muitas pessoas desempregadas na cidade”, comentou o prefeito.
“Nós estamos fazendo contato com várias e várias empresas para demonstrar interesse e apresentar Costa Rica para essas empresas. Já estamos conversando com outras empresas que pretendem vir para cá, então nossa meta é trazê-las para Costa Rica sem desprestigiar o empreendedor local”, explicou o prefeito.
O prefeito ainda disse que esse é o primeiro passo do desenvolvimento previsto na cidade, “futuramente vamos abrir o mercado de Costa Rica para o empreendedor e essa empresa (Coplacana) será a primeira”.
Empreendedor local
O prefeito comentou sobre os projetos que pretendem fomentar a economia e auxiliar o empreendedor local da cidade.
“Estamos renovando, reformulando nosso Prodes (Programa de Desenvolvimento) para facilitar a vida do empreendedor local, estamos levantando os seguimentos comerciais e industriais que Costa Rica não tem hoje. Após fazer esse levantamento nós vamos convidar os empresários da cidade que queiram investir nesses seguimentos e encubar dentro da nossa incubadora de empresas aqui em Costa Rica” explicou o prefeito.
Cleverson também disse estar buscando parcerias com o Sistema S e todas as entidades que possam nos ajudar a qualificador nossos trabalhadores. ” Costa Rica tem tudo para ser grande e nós vamos brigar para que ela tenha um lugar ao sol”, finalizou.
Coplacana
A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – Coplacana foi fundada em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural.
A Matriz está localizada no Centro Canagro “José Coral”, em Piracicaba – SP e conta com 23 filiais nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além de Fábrica de Rações; Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos; Coop Service e duas unidades produtivas, o Confinamento de Gado e Unidade de Grãos.
A Coplacana possui mais de 12 mil itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo e teve um faturamento de 2,1 bilhões em 2020.
Fonte: MS Todo Dia