Para evitar ataques, jacaré com quase 2 metros e 40 ovos são retirados de lagoa

Uma fêmea de jacaré adulta com 1,97 metro de comprimento e seus 40 ovos foram retirados, na tarde desta quarta-feira (06) da Lagoa Maior, principal “cartão postal” de Três Lagoas, cidade que fica a 338 quilômetros de Campo Grande.

https://f088b146830a59b5.cdn.gocache.net/uploads/noticias/2021/01/06/d0c227faec4d5de419fa452013ac0263e9f825bc.jpg
Jacaré amarrado durante a coleta dos ovos. (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)

 

Conforme o titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio) de Três Lagoas, Celso Yamaguti, os ovos coletados foram encaminhados para a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em Campo Grande, que conta com projetos específicos de pesquisa e preservação da espécie. Já o jacaré será levado para a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, em Brasilândia.

“Essa ação de manejo é feita constantemente para garantir a segurança das pessoas que transitam pela Lagoa Maior, bem como dos próprios animais”, comentou o biólogo da secretaria, Flávio Fardin, que comandou o resgate junto a uma equipe de servidores do município.

A captura busca assegurar o desenvolvimento dos animais em um local seguro, longe dos morados, mas também evitar acidentes. Em 2018 um cachorro foi devorado por um dos jacarés que viviam na lagoa.

Dois meses depois o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Mato Grosso do Sul autorizou a retirada de todos os jacarés da Lagoa Maior, bem como o manejo dos ovos dos répteis e até das capivaras que passeavam no entorno da lagoa. Desde então a retirada dos ovos e dos animais é feita frequentemente, sob o comando da secretaria de Três Lagoas

 

 

*Por Adriano Fernandes – CAMPO GRANDE NEWS