Os desafios do ano de 2020 foram imensos para todas as entidades, empresas e órgãos públicos. Todos nós tivemos que nos superar para vencermos os desafios e seguirmos com nossos, objetivos, que no caso da Fundação Chapadão é levar conhecimento tecnológico ao setor do agronegócio.
A TecnoAgro foi realizada com sucesso e as autoridades estaduais continuaram a acreditar no trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da Fundação Chapadão, contemplando a entidade com investimento de quase 1,3 milhão de reais em máquinas e veículos, durante o período de outubro de 2019 a dezembro de 2020.
Foram os recursos utilizados na aquisição de bens permanentes, com a finalidade de executar Projeto de Inovação de Sistemas Tecnológicos, que contribuam com o desenvolvimento da cadeia produtiva da soja, do milho e outras culturas, devido a grande diversidade de ambientes de produção em Mato Grosso do Sul.
O valor total do projeto de investimento para Fundação Chapadão foi de R$ 1.299.724,40.
O Presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, em nome de toda a diretoria e colaboradores agradeceu a parceria com o Governo do Estado, através da Semagro, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico Produção e Agricultura Familiar, FUNDEMS, Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja. “O convênio firmado para a aquisição dos veículos e equipamentos foi importantíssimos para o incremento do desenvolvimento das atividades da Fundação Chapadão, que traz resultados tecnológicos fundamentais aos produtores da região”, disse Ilton Henrichsen.
“São parcerias assim, como esta com o Estado de MS e outras como a AproSoja, Famasul, Senar, Embrapa, Ampasul, Crea-MS, Sebrae, Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais, Câmara Municipais e empresas detentoras das tecnologias, que dão sustentabilidade para a Fundação Chapadão seguir com o seu trabalho na região”, concluiu Ilton.
Através do convênio SEMAGRO/FUNDEMS (Termo de Colaboração N. 29.137/2019) foram adquiridos:
– 01 Caminhão com Rollon Off com Conteiner e Prancha – Transporte dos equipamentos Trator + Calcareadeira em taxa variável para correção do solo nas áreas de pesquisa de Chapadão do Sul – MS, Paranaíba – MS, Paraíso das Águas – MS, Costa Rica – MS e Alcinópolis-MS, como também transporte de fertilizantes para estas áreas.
– 01 Amostrador de Solo– Coleta de solo nas camadas de 0-20, 20-40, 40-60 e 60-80 cm de profundidade para auxílio na determinação da quantidade necessária de corretivos e fertilizantes destinados para construção da fertilidade dos solos na Região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul, viabilizando áreas degradadas e aumentando do potencial de produção da região.
– 01 Estufa de secagem de solos e folhas – destinadas a adequação das amostras de solo para determinação dos atributos químicos e físicos, bem como quantificar a produção de biomassa vegetal presente na área, para auxilio nas pesquisas de ciclagem de nutrientes no ambiente de produção, de forma a racionalizar o uso de insumos.
– 01 Trator – Necessário para arraste da calcareadeira em taxa variável para aplicação de fertilizantes nas áreas de pesquisa.
– 03 Caminhonetes – Utilizadas em deslocamento das equipes e para ser acoplado o equipamento para fins de coleta de solo e análise da fertilidade do solo e correção.
– 01 Sistema automatizado para medição da compactação do solo – utilizado para medir a compactação do solo e geração de manchas de compactação do solo dentro das propriedades.
– 01 Distribuidor de insumos em taxa variável – aplicação de corretivos e fertilizantes em taxa variável.
– 01 Quadriciclo – Utilizado para ser acoplado o equipamento para coleta e amostragem da compactação do solo e geração de mapas de compactação.
– Brocas Helicoidal 7/8’’ – utilizada para ser acoplado ao equipamento de coleta de solo nas camadas de 0-20, 20-40, 40-60 e 60-80 cm de profundidade.
– 01 GPS – utilizado para medição e mapeamento de área para coleta de solo e geração de mapas.
Fonte: Ass. Fundação Chapadão