Águia Negra e Aquidauanense empataram sem gols na primeira partida da final do campeonato sul-mato-grossense de 2020, neste domingo (20), no estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante. Com o resultado, quem vencer o jogo decisivo na volta, em Aquidauana, será o grande campeão estadual deste ano.
O jogo começou promissor, com velocidade dos dois lados. Aos 2 minutos, a zaga do Águia deu bobeira e Keverson obrigou o goleiro Tafine a fazer boa defesa. Pouco depois, Leo Mineiro recebeu bela bola de Keverson e tentou dar um toque na saída do goleiro, mas Tafine salvou o Águia novamente. Depois das boas primeiras chegadas do Azulão, o time da casa tomou o controle do jogo, que passou a ser muito faltoso.
Aos 20, a melhor chance do Águia Negra. Preto desviou cruzamento no escanteio e Rafael pegou forte de primeira para boa defesa do goleiro Jota. A partida truncada ainda deixou três jogadores amarelados no primeiro tempo, após entradas violentas: Lika e Agnaldo por parte do Aquidauanense e Virgulino pelo lado do Águia.
No segundo tempo, o Águia voltou com uma troca, Pedro deu lugar a Felipe, enquanto no Aquidauanense, Keverson saiu machucado para a entrada de Dieguinho. Mesmo com as mudanças, a intensidade do jogo diminuiu. No primeiro lance da segunda etapa, Mauro cruzou e a bola ficou limpa para Felipe, que furou na hora do chute. Uma nova chance do gol só foi sair aos 19 minutos, com cobrança de falta de Felipe que Jota espalmou.
Goleiro Jota, do Aquidauanense, recebe atendimento médico. Jogo parou bastante nas duas etapas. — Foto: TV Morena/Reprodução
O primeiro lance de perigo do Aquidauanense no segundo tempo veio logo depois, com Leandro chutando de média distância, obrigando boa defesa de Tafine. Na sequência, Leo Mineiro recebeu belo lançamento, driblou o goleiro do Águia e marcou. A arbitragem, porém, anulou o gol, marcando impedimento.
O Águia Negra ficava mais com a bola, mas enfrentava dificuldades na criação, enquanto o Aquidauanense recuava e se mostrava interessado com o empate, muitas vezes até abdicando do contra-ataque. Já aos 46 do segundo tempo, Danilo, que havia acabado de entrar no lugar de Lika, teve grande chance em jogada individual, mas chutou para fora a oportunidade de abrir o placar para o Azulão.
Na última chance do jogo, Jota saiu mal do gol após cobrança de falta, mas Guilherme não conseguiu colocar a bola para a rede vazia. Com o empate, o Aquidauanense pode até voltar a empatar para ser campeão estadual pela primeira vez na próxima quarta-feira (23), quando as equipes se enfrentam na partida de volta da decisão do sul-mato-grossense. Quem vencer, leva o título.
A partida decisiva será às 20h30, com transmissão ao vivo pela TV Morena.
Por João Pedro Godoy, Ge.globo — Campo Grande (MS)