O município de Costa Rica inaugurou no ultimo dia 18, o Museu Interativo no Centro Histórico- Cultural do municipio, que mostra toda nossa história de glórias e conquistas”.
A obra de altíssima tecnologia foi entregue a população pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosas e permanecerá aberto à visitação, seguindo todas as normas de distanciamento social e biossegurança recomendadas. No Museu é possível ver documentos do início da cidade, tais como: uma carta escrita por José Ferreira da Costa em 1962 solicitando escritura de um terreno; e ainda, é possível participar contando sua história com a cidade de Costa Rica na cabine da memória.
O Museu Interativo convida o visitante a uma viagem pela história do Universo, em três etapas narrativas: A Terra, O Homem, A Cultura. No módulo A Terra contém informações sobre a geologia e biodiversidade do cerrado. No módulo O Homem, o visitante encontra conteúdo de arqueologia. No módulo A Cultura, contém narrativas sobre os pioneiros de Costa Rica, e como a cidade foi criada.
O projeto teve início em 2018, pelas mãos do arquiteto Nivaldo Vitorino, que infelizmente faleceu após a primeira visita ao Município. Passado o luto pela perda do amigo, uma equipe de arquitetas deram continuidade ao trabalho: Cláudia Arruda e Joelma Arguelho, integrantes do escritório Restaura Arquitetura.
Conforme o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa, os desafios foram grandes, mas o sentimento é de dever cumprido. “Foi um longo período para conseguirmos chegar até a inauguração, graças a uma equipe competente e comprometida”, destacou.
“É mais um sonho que se torna realidade. Nosso Museu Interativo é tecnológico e mostra toda nossa história de glórias e conquistas”, falou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.