A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta sexta-feira (18) que foram registradas mais 16 mortes por Covid-19. Com esses óbitos, o estado chegou a 2.009 vidas perdidas para a doença.
Mais 1.076 casos novos da doença foram confirmados. A média móvel dos últimos 7 dias chegou a 1.106 registros. O total de infectados atingiu 119.079.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que esses dados demonstram que a Covid-19 está muito próxima da população. Que todos têm casos de familiares ou amigos que contraíram a doença, ou tiveram agravamento ou mesmo morreram por causa do coronavírus.
Ressaltou que as equipes que estão na linha de frente de enfrentamento chegam ao fim do ano exaustas e projeta que janeiro de 2021 vai ser muito difícil ainda. Lembrou que mesmo com a chegada da vacina, a população vai precisar de paciência, porque vai demorar de seis meses até um ano até que todas as pessoas estejam imunizadas.
Por isso pediu, mais uma vez a colaboração da população, no sentido de se prevenir contra a Covid-19.
Disse que o estado chegou ao limite da capacidade de abertura de novos leitos. Ressaltou que falta espaço nos hospitais e também recursos humanos, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, e que neste momento crítico é fundamental a contribuição da população para evitar aglomerações, manter as regras de higiene e usar máscaras.
O estado, conforme a SES, tem 119.727 casos ativos de Covid-19. Desse total, 119.079 infectados estão em isolamento domiciliar e 648 internados, sendo 309 em leitos de terapia intensiva. A secretaria aponta que os hospitais que contam com leitos de UTI para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão operando acima da capacidade.
O levantamento da secretaria aponta ainda que o estado tem 10.399 casos suspeitos de Covid-19. São 3.812 testes em análise nos laboratórios e 6.587 que não foram encerrados pelos municípios.