João Carlos Krug discursa na Assembleia Legislativa e cita exemplos da administração aos futuros prefeitos de MS
A Assembleia Legislativa e o Governo de Mato Grosso do Sul realizaram nesta segunda-feira (14) o encontro “E agora, Prefeito”. Transição e Gestão com Eficiência. O evento virtual foi a primeira oportunidade para boa parte dos novos gestores dos 79 municípios do MS conhecerem sobre a implementação de parcerias públicas e privadas, Governo do Estado e outras instituições, com objetivo de garantir uma gestão eficiente.
O treinamento teve o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems).
Três painéis integraram o encontro: Como fazer uma gestão eficiente? Modelos de Gestão – Casos de Sucesso, e a Relação do Executivo com o Legislativo; e Órgãos de Controle, o Governo do Estado e a Relação com os Municípios.
O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), considera que os desafios de todos os gestores municipais devem ser enfrentados desde o início. “Se fosse fácil gerir um município qualquer um seria eleito. Vocês têm as qualidades que os eleitores encontraram em cada um, exigidas para governar para durante os próximos quatro anos. Os primeiros meses serão desafiadores até para os 41 reeleitos”, ressaltou.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), considerou algumas particularidades da gestão. “Assim como eu fiz com o Estado, por meio das reformas, é possível organizar um município. Olhe bem o seu município, veja a maneira de fazer uma gestão eficiente. Reafirmo a parceria do Executivo Estadual com cada município. É muito importante essa análise sobre cada município, somar o conjunto de receita e despesa para o planejamento de seu mandato. Nós pudemos investir em Mato Grosso do Sul, pois tivemos o apoio e parceria da Assembleia Legislativa”, informou.
Chapadão do Sul como exemplo
Prestes a assumir o seu quarto mandato, João Carlos Krug (PSDB) falou sobre a recondução ao cargo máximo do Executivo Municipal.
“Acredito que prefeitos reeleitos devem fazer mais, temos o compromisso de realizarmos mais do que fizemos no mandato anterior, até porque tivemos um período de preparação. Tanto para quem é reconduzido, quanto para quem está iniciando, a partir do dia 1º de janeiro temos que mostrar a cara da nova administração, fazer as mudanças, formar uma boa equipe. A grande expectativa é gerar empregos, fazendo as cidades crescerem”, salientou.
João Carlos falou ainda sobre a desburocratização nos mais diversos setores da Administração Municipal, gerando economia aos cofres públicos, além de diminuir o trabalho do servidor e facilitar a vida do contribuinte, com maior agilidade na resolução de processos.
Outro ponto destacado pelo prefeito João Carlos e que serve de exemplo para os novos gestores, foi a utilização da mão-de-obra e tecnologia da própria prefeitura na execução de obras como a pavimentação asfáltica, construção de canais de drenagem pluvial, entre outras, com enorme economia de dinheiro público e maior rapidez na execução dos trabalhos.
O prefeito João Carlos Krug, o vice João Buzoli, assim como os vereadores eleitos serão empossados em 1º de janeiro, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
*Assessoria de Imprensa