Costa Rica/MS – Brasil se prepara para escrever um novo capítulo sobre empreendedorismo. O município formou no último dia 04 de dezembro de 2020, a primeira turma do Estado de Mato Grosso do Sul do Programa Liderar o Futuro.
A formatura dos 37 costarriquenses aconteceu no Conviver – Centro de Convivência do Idoso – Nosso Sonho e seguiu todos os protocolos de biossegurança para prevenção ao novo Coronavírus.
O prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, fez questão de prestigiar os formandos e falou da importância dos novos líderes para o município e da dificuldade de ser um líder. “Quero parabenizar a todos os formandos.
Liderar é um desafio, porém um desafio muito bom. Vocês, novos líderes de uma comunidade, agora poderão ter uma visão mais ampla, não apenas sobre a sua atividade, mas sobre o universo que engloba o desenvolvimento de Costa Rica e de novos negócios de um modo geral”, enfatizou Waldeli.
“Estamos desde o ano passado procurando um método para ajudar no desenvolvimento de Costa Rica para os próximos 20 anos. Nós entendemos que vocês agora, além de terem a motivação de empreender nessa cidade, têm o ferramental para ajudar a fazer essa região se desenvolver”, concluiu o prefeito de Costa Rica.
O Liderar do Futuro é considerado uma ferramenta no desenvolvimento de líderes empreendedores para a transformação do ambiente de negócios. O programa busca desenvolver líderes empresariais ou pessoas que queiram desenvolver a capacidade de liderar, conscientes e engajadas com as causas do desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas nos seus municípios e que gerem impactos positivos no ambiente dos pequenos negócios e do empreendedorismo.
“O programa foi estruturado em nove encontros quinzenais. Os pilares do programa estão focados no desenvolvimento de competências essenciais, considerando os seguintes aspectos: a pessoa como líder, o líder se relacionando com outros líderes, líderes orientados para resultados e líderes promovendo o engajamento”, destacou o facilitador do Sebrae/MS, Jozelito Ribeiro.
Para o presidente da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica – a formatura da turma é de extrema importância para o município. “Esse é um momento ímpar para a força empresarial local. Nós estamos muito felizes em ver empresários da cidade se preparando especialmente para a comunidade. Se nossas empresas crescem, a cidade tende a se desenvolver mais”, finalizou Simplicío.
“Estou muito honrado em participar desta cerimônia de formatura de um programa tão importante como esse para o nosso município. O Sebrae é um grande incentivador de novos projetos para a comunidade”, disse a vereadora professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, no ato representando o Poder Legislativo.
Por sua vez, o analista do Sebrae/MS, Lucas Borelli, no ato representando a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, destacou o programa foi fundamental para motivar as pessoas a exercerem um papel de liderança. “Nossa intenção foi formar uma rede de líderes. Estamos muito felizes por vocês terem acreditado no projeto”, finalizou.