O 19º SGBM – Subgrupamento de Bombeiros Militar – de Costa Rica – MS comemora neste domingo (29), o primeiro aniversário de ativação e de início de suas atividades no Município. Em um ano de atividades, foram registradas 2.050 mil ocorrências, índice elevado, por conta de o Município ter cerca de 25 mil habitantes. A cidade possui uma corporação com 27 integrantes, sendo uma mulher, que atende a população local e também as cidades de Figueirão – MS e Alcinópolis – MS.
Em comemoração a esta importante data, a redação do Costa Rica em Foco, fez uma reportagem especial, entrevistando pessoas que contribuem para que os trabalhos fossem realizados no Município.
A Soldado Nayara descreveu o seu privilegio de ser a única mulher da corporação “Me sinto privilegiada por ser no momento a única bombeiro feminino no efetivo do 19º SGBM, e a primeira bombeira da cidade de Costa Rica. Meus colegas de serviço são muito compreensivos e já estão acostumados com a inserção de mulheres na corporação. Sempre que tenho dificuldades com algo relacionado ao nosso trabalho, eles me auxiliam e estão sempre me apoiando para que proporcione um atendimento eficaz à sociedade relacionado às circunstâncias que me são apresentadas”, descreveu ela.
Que destacou o que mais te impressionou no período que está no Município foi a receptividade da população “Eu destaco a forma com que a população de Costa Rica nos recepcionou, sempre com muito carinho, fato que nos motiva a exercer nossas funções de forma a alcançar a expectativa atribuída à vinda da corporação em prol de melhorias à assistência prestadas a cidade’, destacou.
Para finalizar ela acrescentou sua pretensão de continuar trabalhando e residindo em Costa Rica “Tenho pretensão de permanecer na cidade efetivamente mesmo não me sendo atribuído o poder de determinar minha localização fixa, pois a cidade me proporciona bem-estar devido aos seus encantos naturais e à segurança, aspectos acrescentados pela harmonização que gera tranquilidade para aqueles que buscam conforto”, finalizou Soldado Nayara.
O Major do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, Aldinei Peres da Silva destacou os serviços prestados pela corporação junto ao povo e que vê com bons olhos que a sede do 19º SGBM, tenha sido construída com Recursos Próprios do Município.
“Nas linhas gerais o trabalho é bom, mas temos que melhorar ainda mais, para continuarmos fazendo um atendimento de emergência, atendimento de acidentes de trânsito, seguido pelo serviço técnico e o de combate a incêndio. Sem dúvidas, que o prefeito Waldeli mostrou sua preocupação e sua visão administrativa, no sentido de manter e aumentar a qualidade e credibilidade dos serviços prestados para a população de Costa Rica”, destacou o Major Aldinei.
A secretária Municipal de Saúde Adriana Maset Tobal, deixou sua mensagem de agradecimento à corporação. “É com grande satisfação que comemoramos um ano do Corpo de Bombeiros em Costa Rica, durante esse período trabalhamos em parceria. Passaram a assumir um papel essencial na Secretaria de Saúde, oferecendo um atendimento pré-hospitalar de qualidade e humanizado. Ressalto a importância para nossa população, pois, trabalham para conscientização nas ações preventivas e de orientações. Os bombeiros que atendem nosso Município merecem nossos aplausos e reconhecimentos”, agradeceu a gestora.
Já o Soldado Uanderson, que trabalha no Município há 7 meses, faz um balanço das atividades desenvolvidas e relatou que nesse período, houve atendimentos de média e alta complexidade. “Dentro das nossas limitações sempre buscamos atender da melhor forma possível e acredito que hoje, com a sede aqui, a população tem o atendimento ‘na porta de casa’. O atendimento marcante para mim foi à colisão de duas carretas na MS – 306, que infelizmente não pudemos fazer nada pela vida dos motoristas, mas pela cinemática, marcou bastante. A receptividade da população, principalmente das crianças, me fez ver que possuo uma profissão muito honrada e respeitada perante a sociedade”.
Nossa reportagem indagou o Soldado Uanderson sobre a possibilidade de ele morar definitivamente em Costa Rica. “No momento é inviável não só para mim, mas, também para alguns soldados que fazem faculdade em Campo Grande, o deslocamento a cada três dias fica cansativo, mas no término quem sabe “, finalizou.
O prefeito Waldeli ao falar dessa trajetória de sucesso do Corpo de Bombeiros fez questão de voltar no tempo. “Vou voltar lá atrás, onde sonhávamos em tentar a viabilidade de trazer para Costa Rica, a sede do Corpo de Bombeiros, fico feliz, pois, com Recursos Próprios construímos a sede, com o compromisso do então governador do Estado, André Puccinelli, de equipar a corporação com equipamentos de qualidade. É muito gratificante para um gestor público levar este atendimento à população, proporcionando assim, mais qualidade de vida”, relata.
Em tempo, o prefeito frisa a parceria com a corporação. “O importante trabalho que a equipe do Corpo de Bombeiros vem desempenhando em Costa Rica e na região, a parceria e o bom relacionamento da instituição com o Governo Municipal, merece o reconhecimento e meu agradecimento em nome da população costarriquense”, finalizou Waldeli.
O Soldado J. Gomes, que também chegou ao Município há 7 meses, destaca a qualidade dos trabalhos realizados e sua preocupação com os índices de acidentes. “Vejo que os serviços prestados ao Município é de excelência, pois, antes não tinha, talvez, o atendimento pré-hospitalar que realizamos. Há um grande número de acidentes nas rodovias que ligam a cidades da região, pois, à uma falsa impressão de serem rodovias paradas e os motoristas acabam se arriscando ainda mais”, ressaltou.
Diferente do Soldado Uanderson, J. Gomes já mora e deseja morar definitivamente em Costa Rica. “Já moro com minha esposa na cidade onde espero ficar por muito tempo, me apaixonei pela receptividade das pessoas, uma educação de qualidade, pois, sempre em que estamos nas escolas, se vê de cara a qualidade do ensino. Os pontos turísticos, principalmente, sempre gosto de visitar as cachoeiras e de realizar o rapel e os outros esportes de aventura”, finalizou.
Foto Igor Santana – costaricaemfoco