TJD aceita pedido do Comercial e suspende semifinal do Estadual
Apenas duelo entre Operário e Aquidauanense está suspenso, enquanto jogo entre Serc e Águia Negra segue sem alteração
O TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) acatou o pedido feito pelo Comercial na noite de ontem (4) e suspendeu a realização do confronto entre Operário e Aquidauanense, jogo de ida da semifinal do Estadual 2020, que estava marcado para acontecer às 15h de domingo (6).
A equipe colocada reclama da escalação do atleta Emerson, lateral direito do Galo que deveria ter cumprido suspensão automática por receber três cartões amarelos no jogo de ida das quartas de final, disputada no sábado (28) passado.
O caso já foi alvo de punição administrativa da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e três pontos retirados do Operário, que conquistou quatro no duelo das quartas – uma vitória e um empate. Com um ponto apenas, o time ainda se garantia na semi pelos critérios de desempate.
Contudo, o Comercial foi à Justiça Desportiva para pedir a punição também na esfera judicial, como prevê o CBJD (Confederação Brasileira de Justiça Desportiva). Conforme o que regra o artigo 214 do texto, o Galo deve perder seis pontos.
Assim, a equipe deve ser eliminada da competição após julgamento do TJD, ainda a ser agendado. Por isso, o colorado pediu a suspensão do referido duelo até que os auditores do órgão façam a análise do caso e publiquem a decisão.
Patrick Hernands, presidente do TJD, foi quem autorizou a paralisação do torneio. No texto, ele descreve assim a situação, em dois trechos:
Por essa razão, ainda que em uma análise de cognição sumária, sopesando os fatos e os documentos juntados pelo Comercial, há de fato, uma razoabilidade muito grande nos argumentos apresentados
O Fato ainda que merece profunda reflexão é o prejuízo em se manter uma rodada aparentemente ilegal, posto que será realizada a disputa de uma partida que poderá ser anulada pelo TJD frente às consequências da incidência do Artigo 214 e seguintes do CBJD.
Outro duelo – Apesar da semifinal entre Operário e Aquidauanense estar suspensa até julgamento da escalação irregular, o outro duelo, entre Serc e Aquidauanense, permanece inalterado. Os dois times devem ir à campo já no domingo, em Chapadão do Sul, a partir das 15h. A volta acontece na quarta-feira (9), em Rio Brilhante. –
Por Nyelder Rodrigue CAMPO GRANDE NEWS