População atende chamado do MP e mais de quatro mil pessoas participaram da audiência

A população de Chapadão atendeu a convocação do MP e compareceu em massa na Audiência Pública promovida pela 2ª Promotoria de Justiça, visando a implantação de uma política direcionado ao Ensino do município, através da criação do (MPEDUC); e PROCEVE – Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar.

Cerca de 4,3 mil pais e mães de alunos da rede pública de ensino de Chapadão do Sul lotaram o salão paroquial para acompanhar a Audiência Pública

Iniciou o ciclo de palestra o Procurador da República, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, que mostrou em gráficos e números os déficits de vagas e em paralelo o número de evasões.

O promotor e palestrante Sergio Fernando Harfouche, iniciou sua palestras interagindo com o público e disse estar feliz por saber que todos estavam ali de “bom grado”, o que deixou o ambiente mais descontraído.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Depois entrou em assuntos que realmente interessava a todos e com muita habilidade tocou em assuntos que realmente chamou a atenção.

Entre os de destaques da palestra, Sergio Harfouche, Lembrou ainda que as famílias estão invertendo o papel e transferindo para a escola e poder público o papel de criar e educar.

Em um dos casos que ele disse ter presenciado, foi quando uma mãe em Campo Grande deixava o seu filho o dia todo aos cuidados da creche e durante a noite costumava deixar sua filha sozinha em casa. Intimada pela justiça ela disse que o poder público deveria criar creche noturna também.

DSC_5362
longas filas para adentrar no salão, chegou até próximo a Hípica do CTG

Exemplo claro que os pais sabem fazer, mas não querem cuidar, e na visão do Promotor, se não reúne condições de cuidar, não pode fazer.

A rebeldia nas escolas, para Harfouche, é o resultado de uma educação fraca em casa, a escola não é para ensinar deveres e valores, estes, são de responsabilidades única e exclusivamente dos pais e responsáveis. A escola é um complemento na formação como cidadão, mas a essência de valores vem de casa.

Colocou em ata, que os pais a partir da implantação dos projetos, serão cobrados e não mais receberão convites para as reuniões escolares, mais sim convocações. “olha eu vejo que vocês gostam de convocações quanta gente veio hoje aqui”, falou Harfouche.

DSC_5357
Um enorme congestionamento se formou na entrada do salão paroquial

O promotor agradeceu ainda a receptividade e parabenizou os trabalhos da Promotora, Fernanda Proença Azambuja e do Prefeito Drº Felipe pelo excelente trabalho que vem realizando na área da educação.

A promotora Fernanda Azambuja em suas considerações finais agradeceu dos pais e responsáveis e disse que todos devem ficar atentos que os projetos estarão em execução no próximo ano e que a cobrança será contundente.

Adejair Morais e Assecom pmcs