Um casal de idosos, de 80 anos, foi feito refém por assaltantes em uma fazenda de Arenópolis, no oeste de Goiás. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos pediram ajuda aos moradores para consertar um carro, mas, na verdade, queriam roubar 100 cabeças de gado da propriedade. Durante a abordagem policial, os três suspeitos morreram.
As vítimas Maria Auxiliadora Costa Magalhães e Lásaro Alves de Magalhães contaram à polícia que foram abordados pelos criminosos por volta de 22h de terça-feira (24). Um vídeo mostra quando o casal é resgatado por uma equipe policial após passar toda noite e parte da madrugada trancado em um cômodo da propriedade .
Em outro vídeo, feito pela polícia, os idosos contaram que os suspeitos simularam que estavam com um problema no carro e pediram ajuda a eles. Após falarem que não poderiam ajudar, os moradores foram abordados, ameaçados e trancados em um quarto.
“Eles chegaram perguntando se tinha uma chave de roda. Saí e falei que não. Eles me colocaram para dentro e falaram: ‘Não olha não, senão a bala come’”, disse o idoso.
A idosa, que tem diabetes, chegou a passar mal por conta do susto e do tempo que ficou trancada em um cômodo da casa sem comer. Ela foi levada para o Hospital Municipal, onde recebeu atendimento. Ela já foi liberada e passa bem.
Abordagem e troca de tiros
De acordo com o major do batalhão rural Ygor Klay Morais Leite, cinco caminhões que seriam usados para transportar o gado estavam na propriedade. Segundo ele, os caminhoneiros foram contratados pelos criminosos, mas, ao perceberam que a carga não tinha nota fiscal, se recusaram a transportar os animais.
“Os motoristas dos caminhões estavam de boa-fé. Foram chamados para fazer o transporte do gado e, quando chegaram, pediram a documentação do transporte. Como não havia, eles se recusaram a fazer o transporte. Os criminosos disseram que iriam buscar a documentação na cidade”, disse o major.
Enquanto os suspeitos iam para a cidade, por meio de uma estrada rural, a PM se deparou com eles. Conforme a corporação, durante tentativa de abordagem, o motorista jogou o veículo em cima de uma viatura. Ainda de acordo com os policiais, os passageiros começaram a atirar contra os policiais.
“Os criminosos estavam indo embora, acho que iam desistir da ação porque não deu certo com os caminhoneiros. Nós fomos alertados a respeito da movimentação atípica na propriedade, no sentido de reunir gado à noite. Já estávamos a caminho da propriedade quando houve o confronto”, disse o major.
A equipe policial informou ainda que revidou os tiros e os três suspeitos, Joaquim Moreira Soares (65 anos), Winglerson Lopes dos Santos (25 anos) e Bruno Moreira da Silva (22 anos), foram atingidos. Uma equipe de socorro foi acionada, mas os suspeitos morreram no local.
Ainda conforme a corporação, um dos suspeitos já possuía diversas passagens por furtos e roubos de gado. Com o trio, foram apreendidos dois revólveres e uma pistola. O caso será investigado pela Polícia Civil de Iporá.
Por Guilherme Rodrigues, TV Anhanguera.Foto capa Oeste Goiano