Criança de dois anos morreu engasgada com um bala
Um menino de apenas dois anos, identificado apenas como Lucas, morreu na última terça-feira (17), no Distrito Itamarati Norte, em Campo Novo do Parecis (391 quilômetros de Cuiabá), após se engasgar com uma bala. Familiares ainda tentaram socorrê-lo, mas sem sucesso.
De acordo com as informações de pessoas próximas, ele estava sob os cuidados da tia quando se engasgou com a bala. A mulher e a mãe ainda tentaram socorrer o menino, mas sem sucesso.
O socorrista Rosevelt Gomes, do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tangará da Serra, repassou informações e orientações para a população em casos do tipo.
Segundo ele, a primeira coisa e manter calma para poder proceder e evitar a morte de bebês e crianças pequenas. Ele também orienta que os pais busquem informações sobre como proceder em casos como o do Lucas. Orientações que podem ser encontradas até mesmo na internet.
“Aconselhamos que haja mais atenção no momento da amamentação, no caso de uma criança recém-nascida, ou na alimentação das crianças um pouco maiores”, alertou, orientando para que os pais busquem conhecimento para evitar tragédias como a que ocorreu com o pequeno Lucas, que poderia ter sido evitado se a tia tivesse conhecimento de primeiros socorros.
Salvamento
O funcionário da Concessionária Rota do Oeste, Weltton Siqueira, 29 anos, foi responsável por salvar um recém-nascido de 14 dias, que estava engasgado com leite materno. O pequeno João Gael já não respirava quando a mãe e a tia da criança buscaram socorro na base do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) da BR-163/364, localizada na região de Juscimeira, por volta das 21h.
Fonte: Araguaia Notícia