A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente através do setor de Meio Ambiente numa ação conjunta com as autoridades lançou hoje, a Campanha Mude o Alvo, preserve, contra a caça de animais silvestres que tem como objetivo conscientizar a população a defender os animais nativos do cerrado contra a caça, o aprisionamento e o tráfico.
A Lei de crimes ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998) e o Decreto Federal nº 6.514/2008 regulamenta a parte administrativa da Lei (multas) protegendo tanto a fauna, como o seu subproduto. Ou seja, são as mesmas penalidades para quem abateu uma onça, ou que esteja com um pedaço de couro dela, sem autorização dos órgãos ambientais. A multa é de R$500,00 a R$5.000,00 por animal e detenção do infrator por 6 meses a um ano e se o ato for praticado em áreas protegidas a penalidade e a multa sofre um aumento de até três vezes mais.
Com a prática da caça aliada aos incêndios florestais recorrentes, as espécies da fauna correm risco de extinção. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) existem mais de mil espécies com risco de extinção do Brasil, o país com a biodiversidade mais rica do mundo. As causas que levam a esse alto número de animais em extinção são grandes. A caça predatória, tráfico, queimadas e desmatamentos são uns dos motivos.
Abrace essa idéia!
#todoscontraacaça
#diganaoacaça