Morre policial civil agredido por detento em Delegacia de Pedro Gomes em Chapadão agentes não cuida de presos

O policial civil Anderson Garcia da Costa, de 37 anos, morreu a caminho de Campo Grande após ter uma parada cardiorrespiratória, por volta das 16h10 desta quarta-feira (25).

O corpo dele será velado na Capital, das 22 as 00 hora, depois será trazido para Coxim. O velório está previsto para 3 horas de quinta-feira (25), na câmara de Coxim. Depois segue para Cuiabá (MT), onde reside a família da vítima.

Ele foi agredido com uma grade da cela da delegacia de Polícia Civil de Pedro Gomes pelo detento Zósimo Pereira dos Santos, de 47 anos, por volta das das 10 horas. As agressões aconteceram quando Costa retirou as algemas de Santos para que o mesmo fosse atendido por uma equipe da secretaria de Saúde.

Para se defender, o policial ainda atirou na perna do autor, que também foi transferido para Campo Grande. Segundo informações repassadas a nossa reportagem, o autor estava com problemas psicológicos e há uma semana vinha causando transtornos no município.

De acordo com moradores, Santos ficou com psicológico abalado desde que foi abandonado pela família. A esposa e as filhas foram embora para Mato Grosso, pois o mesmo constantemente tinha problemas psicológicos.

Segundo uma fonte da secretaria, nesta data, havia sido expedida uma ordem judicial para que o preso fosse encaminhado para Campo Grande, onde receberia atendimento psicológico.

Chapadão do Sul

Agentes da Polícia Civil de Chapadão do Sul colocaram as chaves das celas na mesa do delegado Danilo Mansur e confirmaramque não cuidarão mais de presos. Nesta quinta-feira eles não receberão marmitas, médico, atendimento no forum e visitas. O município é o primeiro do Estado onde os profissionais tomaram a iniciativa de protestar após a morte trágica de Anderson Garcia da Costa na tarde desta quarta-feira (25) após ser agredido por um apenado custodiado na delegacia de Pedro Gomes. É o segundo caso de lesão corporal contra investigadores em menos de uma semana, em Mato Grosso do Sul. Chapadão do Sul tem 24 presos e descumpre determinação da 1ª Vara de Justiça que, através de juiz Sílvio Prado, determinou apenas 12 apenados.

com  informações de: ediçaoms e chapadensenews