A Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas autuou ontem (4) dois caçadores por terem postado fotos em suas redes sociais, nas quais aparecem tirando o couro de um jacaré-do-papo-amarelo. Uma equipe recebeu o material em denúncia, com três homens nas imagens, fazendo pose para as fotos enquanto se praticavam o delito.
Foram identificados e localizados dois dos infratores, que não negaram a autoria. Um deles disse que atropelou o jacaré, na rodovia MS-320 e levou o animal para sua residência em Três Lagoas, onde teriam feito o “aproveitamento” da carcaça. No entanto, segundo a PMA, a prática também é crime, pois a lei protege tanto o produto como o subproduto da fauna.
Os homens, de 20 e 27 anos, são residentes em Três Lagoas e foram multados em R$ 5.000 cada um.
Para a PMA, os dois caçaram o animal, mas eles responderão por crime previsto no artigo 29 parágrafo 1º inciso III da Lei de Crimes Ambientais – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.
Os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Por Giovana Martini Campo Grande News