MS tem somente uma cidade com risco extremo para a Covid-19

A secretária estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, apresentou nesta quinta-feira as novas bandeiras de orientação do Programa Prosseguir, do governo de Mato Grosso do Sul.

O Programa mede o grau de risco para a Covid-19 com base em uma série de parâmetros e recomenda a partir da classificação em bandeiras quais ações devem ser adotadas e atividades podem funcionar.

Segundo a nova atualização do Programa, a maior parte do estado, 57 municípios, estão com bandeira laranja, o que significa grau moderado de risco.

Um grupo de 11 cidades estão com bandeira vermelha, o que significa risco alto. Outras 10 estão na classificação amarela, o que indica grau tolerável e apenas uma, Porto Murtinho, está classificada como de grau extremo.

Em relação aos dados da pandemia, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, apontou que com 117 casos confirmados nesta quinta-feira (5), a média móvel caiu para 310 casos por dia nos últimos 7 dias e o total de infectados chegou a 83.616.

Comentou também que com mais 7 mortes confirmadas, a média móvel caiu para 6,9 por dia nos últimos 7 dias e o total de óbitos chegou a 1.629.

A taxa de contágio permanece em 0,93 e a taxa de letalidade da doença em 1,9.

Conforme a secretaria estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) está em 29%.

O total de recuperados da doença chegou a 78.380, o que representa 93,73% das pessoas que se infectaram com o novo coronavírus.

*Por G1 MS