Bombeiros Militares de Costa Rica participam de instrução e realizam simulação de resgate em ambiente confinado
Na ultima sexta-feira (20), Bombeiros Militares do 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros participaram de uma prática de instrução em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em Costa Rica.
A instrução foi realizada sob o comando do Sub Tenente Teodoro que tinha por objetivo capacitar os militares para atuarem em espaços confinados em conformidade com os preceitos estabelecidos pela NR-33, observando os procedimentos táticos e técnicos inerentes ao POP (Procedimento Operacional Padrão) específico em vigor na corporação.
Antes da instrução, foi realizado um curso de 16 horas para cada guarnição dos bombeiros. Os assuntos abordados foram conhecimento das normas que regulamenta os trabalhos em espaços confinados, elaboração e preenchimento da PET (Permissão de Entrada de Trabalho), reconhecimento do local com a devida aferição quanto à presença ou não de atmosfera com gás, isolamento e delimitação tática e técnica, montagem de sistema multiplicador de forças com captura de progresso e estabelecimento de pontos de ancoragem por meio do emprego de escada e tripé improvisado de acordo com as caraterísticas do local de atuação.
Na instrução, foram usados equipamentos de respiração em uma situação de resgate de uma vítima, em um ambiente confinado com 10 metros de profundidade e 60 centímetros de diâmetro.
Os bombeiros militares foram separados em grupos. O grupo que a redação do MS Todo Dia acompanhou era composto de 10 bombeiros. Eles deveriam descer, resgatar a vítima de 80 quilos e subir novamente usando cordas, equipamento de respiração e uma escada. Dois militares desceram e o restante ficou no apoio.
“Eles levaram 31 minutos para a realização de todo processo e consideramos que a instrução foi realizada com sucesso”, afirma o Sub Tenente e instrutor, Teodoro.