Boa notícia: Números da covid em MS começam a voltar aos patamares de junho

Faltando um dia para o fim de mais uma semana epidemiológica, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende é otimista. Na avaliação dele, Mato Grosso do Sul deve fechar a 42ª semana de monitoramento da covid-19 com decréscimo considerável, voltando aos patamares de junho, quando a doença começou a disparar no Estado.

“Me parece que vamos repetir. muito próximo. os números de antes do crescimento da doença, que se verificou mais acentuadamente em julho e agosto. Vamos voltar aos patamares de julho.”

Nesta sexta-feira, outras 9 mortes entram nos registros. Mas temos a menor média móvel de óbitos dos últimos dois meses: 9.9 ao dia. A média de novos infectados também é bem baixa, se comparada com a fase aguda da curva do coronavírus: 350,5 a cada 24 horas.

Com 1.980 infectados desde domingo passado, Mato Grosso do Sul deve retroceder 13 semanas na curva. A última que registrou número menor de novas contaminações foi a 25ª semana de monitoramento, em meados de junho, com 1.755 testes positivos.

Há 3 meses, quase 9 pessoas testavam positivo a cada hora. Hoje essa média é de mais de 22 pessoas.

Mesmo assim, outubro deve somar no total mais casos que os de junho, que teve 6,4 mil em 30 dias,. Até agora, o mês tem mais de 5 mil infectados e ainda restam 2 semanas para novembro..

Veja como estavam os números em junho, aqui em Mato Grosso do Sul:

Outra conquista desde 1º de outubro é a taxa de contágio em queda, abaixo de 1. Nesta sexta, o índice é de 0,96. Também cai consecutivamente a quantidade de internações. Dese agosto, a média era de mais de 550. Agora são 369. A ocupação de UTIs também parece sob controle, com máximo de 73% em Corumbá.

Veja os dados de hoje:

Por Ângela Kempfer – CAMPO GRANDE NEWS