Como forma de atender os protocolos de segurança e evitar a disseminação da Covid-19, a unidade deve funcionar entre terça-feira e domingo e receber somente 50 turistas por dia.
O Parque Nacional das Emas, a 88 km de Mineiros, no sudoeste do estado, foi reaberto para o turismo ecológico após ficar sete meses fechado devido à pandemia de coronavírus. Como forma de atender os protocolos de segurança e evitar a disseminação da Covid-19, a unidade deve funcionar entre terça-feira e domingo e receber somente 50 turistas por dia.
Por enquanto, as visitas são de graça. Para ir ao parque, os turistas devem fazer um agendamento online no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração da unidade. Até esta quarta-feira (14), áreas de acampamento estão fechadas e as excursões seguem suspensas.
Entre as medidas de prevenção ao coronavírus está a necessidade de os turistas assinarem um termo reconhecendo procedimentos, riscos e ações para evitar o coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscara e álcool gel. Também há uma pessoa responsável para desinfecção de banheiros, maçanetas e outras superfícies.
“A gente está preparado para o parque receber bem as pessoas, inclusive finalizando detalhes dessa reabertura devido à Covid-19. Todos os cuidados a gente já tomou. Também tentamos mostrar ao turista que ele precisa estar ciente nessa reabertura em termos de cuidados”, explica o diretor do parque, Marcos Cunha.
O profissional relata que a equipe estava com grande expectativa para a reabertura do parque, que ocorreu no último sábado (10). “A gente espera que o público volte a contemplar a beleza do Cerrado. Tem pessoas na região que precisam do turismo como fonte de renda”, comenta Cunha.
O Parque Nacional das Emas possui 132 mil hectares e é uma das maiores áreas preservadas de Cerrado da América Latina, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
G1-Goiás