Uma das onças-pintadas que teve queimadura nas patas durante um incêndio no Pantanal teve alta após passar por tratamento com ozônio e laser, em Corumbá de Goiás. O macho já está andando sem curativos e está pronto para voltar à natureza. Outra onça segue recuperação com células-tronco.
Ousado, como foi batizado, teve queimaduras de segundo grau e foi transferido do Mato Grosso para Goiás no dia 11 de setembro. Desde então, recebeu um tratamento usado pela primeira vez em onças, com ozônio e laser, além da troca de curativos.
“Ele está bem, ganhou 9 kg de peso, está pronto para voltar para casa. Já comunicamos aos órgãos responsáveis e aguardamos para que seja definido quando isso acontecerá”, disse o veterinário Thiago Luczinski.
O G1 entrou em contato às 11h45 com o Ibama para saber se já há uma previsão de quando o animal vai voltar para o Pantanal e aguarda retorno.
A outra onça, uma fêmea batizada de Amanancy, teve queimaduras de terceiro grau nas patas e teve exposição óssea e de tendões. Ela foi transferida para Corumbá de Goiás no dia 20 de agosto e está recebendo aplicação de células-tronco.
“Ela está bem, muito melhor do que quando chegou, já houve cicatrização, mas ela ainda está em tratamento, deve ficar aqui por mais uns 30 dias”, disse o veterinário.
Por Vitor Santana, G1 GO