Consumo de energia bate recorde e concessionária emite alerta para MS. Confira algumas dicas para economizar

A forte onda de calor que tem provocado aumento na temperatura em todo o país, fez os termômetros registrarem 39,6°C na última sexta-feira (2), em Campo Grande, com sensação térmica ainda maior, 47°C. No interior do Estado, o calor também foi grande, chegou a 43,3°C em Água Clara, com sensação de 52°C.

O dia quente fez o consumo de energia elétrica bater recorde em Mato Grosso do Sul. Segundo a Energisa, a demanda atingiu uma carga de 1.170 megawatts (MW), superior aos 1.142 MV registrados em fevereiro, mês tradicionalmente de maio consumo.
PUBLICIDADE

Com isso, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica emitu alerta para uso consciente durante o período de forte calor.

O aviso, inclusive, tem sido compartilhado com consumidores por meio de mensagens de celular. “ENERGISA ALERTA! Devido às altas temperaturas, na ultima sexta (02/10) houve RECORDE no CONSUMO de energia em MS. Utilize de forma consciente e economize (sic)”, destaca o informativo enviado pela empresa.

Segundo a concessionária, o recorde de consumo, no Estado, é resultado de aumento de 45% por parte de consumidores em residências. Outros 33% são resultado de consumo maior por parte do comércio e 22% indústrias.

Apesar do aumento, segundo o gerente de operações da Energisa, Fernando Corradi, o fornecimento de energia elétrica não deve sofrer interrupções, no Estado. “Não há risco de não atendermos as demandas dos nossos consumidores. Nosso sistema é preparado para atender grandes demandas. Anos atrás tínhamos problemas no Brasil de apagões, atualmente não temos esse risco de não atender essa carga”, garante.

Aumento de energia – Com o consumo maior, o consumidor pode sentir reflexos no valor da conta de luz. “Temos que lembrar que o ICMS é escalonado. A medida que o consumo esteja mais alto, a cobrança é maior. O mesmo acontece com a iluminação pública”.

Jonas reforça ainda, a importância dos consumidores comunicarem quaisquer mudanças em casa, principalmente aquisição de novos aparelhos que consumem energia.

“É importante informar os equipamentos que possui, tanto no momento de ligação, como quando adquiri novo. Assim vamos conseguir fazer um direcionamento mais assertivo, evitando um problema de falta de energia aos nossos consumidores”, explica o profissional, ao mencionar que transformadores são programados para atender uma quantidade de consumo e, ultrapassar esse número pode resultar em defeitos em transformadores e suspensão momentânea no fornecimento.

A empresa tem divulgado maneira de economizar. Veja as dicas:

Por Liniker Ribeiro – CAMPO GRANDE NEWS