Denúncias eleitorais devem ser feitas por aplicativo de celular

As denúncias de irregularidades ou crimes eleitorais este ano poderão ser feitas por aplicativo de celular. Chamado “Pardal”, o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) substitui as ligações telefônicas e tentam simplificar a forma de realizar as queixas.

Segundo as informações do tribunal, o aplicativo está funcionando desde o último dia 27 de setembro e visa também, facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e do Ministério Público Eleitoral, que “podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral”, diz nota.

 

O app pode ser baixado gratuitamente nas plataformas de lojas online dos sistemas de de celular, seja Google ou Iphone. O aplicativo foi atualizado, e além da foto, o denunciante poderá enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada.

Quando as denúncias não forem sobre campanha, mas sim sobre outras irregularidades eleitorais, como, por exemplo, compra de voto, doações e gastos eleitorais, condutas vedadas aos agentes públicos em campanha, crimes eleitorais, entre outros, as denúncias devem ser encaminhadas diretamente ao Ministério Público de cada unidade da Federação.

Nesse caso, o aplicativo já disponibiliza o link específico, com o contato específico.

Ao enviar a denúncia, a pessoa receberá um e-mail de confirmação, que será enviado para a caixa postal do denunciante.

Novidades

Entre outras novidades para este ano, o app disponibilizará link específico para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral de cada unidade da Federação.

Haverá ainda um detalhamento maior na fase de identificação dos denunciantes, a fim de evitar: notícias de irregularidades que se utilizem de dados de terceiros; inclusão da autenticação de dois fatores para encaminhamento da notícia via sistema Pardal; impedimento de envio de notícia de irregularidade sem o preenchimento integral dos campos relativos ao tipo de denúncia e aos dados do denunciante; e utilização do sistema Pardal apenas para notícias relacionadas às irregularidades da campanha eleitoral que estejam submetidas ao poder de polícia da Justiça Eleitoral.

app também oferecerá uma melhor qualificação do denunciante. Isso significa que, ao enviar a denúncia, a pessoa receberá um e-mail de confirmação, que será enviado para a caixa postal do denunciante.

Confira abaixo matéria da TV TSE sobre o Pardal.

 

Campo Grande News e TSE