Um dos focos da onda de calor que percorre todo o Brasil, Mato Grosso do Sul não cansa de bater recorde na medição da temperatura. Água Clara, município a 198 quilômetros da Capital, teve 44,6 graus celcius hoje, com sensação térmica de 52 graus.
De acordo com o Inmet, essa é um dos mais altos valores para a medição do calor no ambiente já registrados no País. Iguala o de Orleans, cidade de Santa Catarina, onde foi medido 44,6 graus em 1963.
O recorde no Brasil, ainda conforme o Inmet, é da cidade de Bom Jesus (Piauí), onde a população suportou 44,7 graus no termômetro em 2005.
Perigo – Por causa desse forte calor, que tem sensação térmica acima dos 50 graus, 30 cidades de Mato Grosso do Sul estão com alerta de perigo extremo, de acordo com o Inmet.
O risco apresentado pelo Instituto é até de morte, por causa do calor extremado, com temperaturas graus acima do normal por mais de cinco dias seguidos.
Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, cinco municípios de Mato Grosso do Sul registraram sensação térmica acima dos 50°C. Água Clara, que desde a semana passada tem “fervido” com altas temperaturas, nesta segunda-feira registrou 53°C de sensação térmica. A máxima na cidade chegou aos 44,6°C, de acordo com o meteorologista.
Outra cidade que esquentou para valer hoje foi Coxim. Os termômetros registraram 43,7°C enquanto a sensação térmica alcançou os 52°C, a mesma que Três Lagoas, onde a máxima foi de 44°C.
Em Selvíria, os 43,2°C registrados na cidade renderam 51°C de sensação térmica. Campo Grande beirou os 50°C de sensação, chegou aos 49°C, conforme Abrahão.
*Por Marta Ferreira e Liniker Ribeiro – CAMPO GRANDE NEWS