O incêndio florestal que estava a mais de 15 dias no Município de Alcinópolis foi controlado nessa madrugada. Foram dias de muito trabalho e angústia para todos que estavam a campo nessa luta constante e que hoje foi encerrado.
Foram várias pessoas que ajudaram e contribuíram para que apagasse esse fogo entre o apoio do Governo Federal, através da Ministra Tereza Cristina a disponibilização de dois aviões do Ministério do Meio Ambiente e a liberação do Comando 47º BI de Coxim, ao Governo do Estado com todo apoio através da SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil Municipal através do Coordenador Edilson Cotonett, a Prefeitura de Costa Rica, as empresas Iaco Agrícola e Atvos Usina de Costa Rica que disponibilizaram aviões, a equipe do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica (19ºSGBM), o 47º BI aproximadamente 150 soldados sob Comando do Coronel Giron, Brigadistas da região, Brigadistas do ICMBio do PARNA das Emas, voluntários que estava a campo de diversas regiões do município, voluntários que fizeram doações desde água, garrafas, comidas, lanches, ajudantes na cozinha, fazendeiros que disponibilizaram máquinas, equipamentos e as sedes para apoio e aos funcionários das fazendas que não mediram esforços em auxiliar, a Secretaria de Obras com maquinários e servidores, a Secretaria de Meio Ambiente com todo apoio, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social com a feita de lanches e a Secretaria de Finanças com a organização para as compras de material e equipamentos para atender.
O Comando do 47º BI fizeram a retirada nessa manhã com toda a equipe de soldados. Foi de suma importância o trabalho dessa equipe, uma contribuição muito significativa no controle ao fogo.
Demais equipes, como os Bombeiros do Estado do Paraná, Bombeiros de Costa Rica e Brigadistas seguiram para o Município de Costa Rica onde ainda tem focos de incêndio e irão ajudar no controle.
Ao todo foram aproximadamente 40 mil hectares queimadas, sendo quase 80% de área queimada do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e demais propriedades rurais na região. O trabalho continua de cuidados e proteção para que esse fogo não volte e também o trabalho da equipe do IMASUL através do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) que essa semana está na localidade resgatando os animais que sobreviveram a essa queimada, cuidando dos ferimentos e alimentando-os para que se recuperem e voltem ao seu habitat. Está sendo distribuídos também alimentos como frutas e verduras aos arredores das áreas queimadas e pontos de água para que os animais que estão nas áreas possam se alimentar.