Desde dia 05/09 data que iniciou o fogo na divisa com a cidade Alto Taquari/MT, que posteriormente passou para Município de Alcinópolis no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, a Prefeitura com toda a equipe de funcionários em especial das secretarias de meio ambiente, secretaria de obras e defesa civil se mobilizaram para conseguir combater o incêndio que rapidamente foi se alastrando pela Região do Cafundó.
Foi decretada a situação de emergência, através do Decreto nº 091/2020 de 08 de setembro de 2020, devido o alto risco de desastre ambiental e a perca de controle para combater o fogo.
Em parceria com a Prefeitura de Costa Rica, foi disponibilizado dois aviões para combate ao incêndio, em contato entre o Município de Alcinópolis com o Governo Federal por meio da Ministra, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que conseguiu a liberação de mais dois aviões do Ministério do Meio Ambiente, as empresas Iaco Agrícola e Atvos Usina de Costa Rica disponibilizaram um avião cada, para ajudar no combate e também vieram equipe do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), equipe do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa rica (19º SGBM), Brigadistas do ICMBio do PARNA das Emas, os fazendeiros disponibilizaram maquinários e as sedes para montar Base de apoio e voluntários se juntaram para controlar o fogo. A Prefeitura solicitou ainda, ajuda do quartel de Coxim 47º BI e com isso, vieram 86 homens para ajudar, sendo 70 para o combate e 16 para organização da equipe.
O Fogo está na Região dos Canyons do Engano, na Serra da Propriedade do Senhor Jesus Ribeiro, divisa com a cidade de Costa Rica, já queimou mais de 09 mil hectares ao todo, desde Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari até as propriedades rurais da região. O Poder Público juntamente com a iniciativa privada (empresas, agropecuaristas e a população) seguem articulando ações para garantir a continuidade dos trabalhos para combater o fogo.