TSE estende horário de votação e uso de máscaras será obrigatório nas eleições
Por conta da pandemia do novo coronavírus o uso de máscara de proteção facial, será obrigatório nos locais de votação, nas eleições de novembro deste ano. Neste ano o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também estendeu o horário de votação. O intervalo será das 7h às 17h. Nos anos anteriores, a votação começava às 8h.
Eleitores com 60 anos ou mais, considerados grupo de risco para covid-19, também serão orientados a votar entre as 7h até às 10h, contudo, não será obrigatório e pessoas de outras idades não serão barradas nesse horário, ainda conforme o portal Uol. As eleições deste ano ocorrem entre os dias 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de novembro.
Estas e outra série de recomendação integram o plano de medidas sanitárias que serão adotadas nas eleições municipais e que foi apresentado hoje, pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Caneta e justificativa pelo celular.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Neste ano os eleitores poderão justificar o seus votos pelo aplicativo E-Título, que pode ser baixado pelo telefone celular.
Nos pontos de votação também haverá álcool gel nas para a higienização das mãos dos eleitores antes da votação. Os mesários também precisam de álcool de uso individual e ganharão um conjunto de máscaras para usar o longo do dia, além de viseiras plásticas. Os itens de segurança, como máscaras e álcool em gel, foram doados por um grupo de cerca de 30 empresas.
O TSE também optou por não realizar a identificação por biometria nas eleições, com a justificativa de que o sistema poderia tornar mais lento o processo de identificação e causar filas.
Por Adriano Fernandes – CAMPO GRANDE NEWS