Produtores rurais e Cerradinho Bioenergia criam comitê de brigada contra incêndios na zona rural de Chapadão do Céu

Um Comitê de Brigada de Combate a Incêndios na Zona Rural está sendo implantado em Chapadão do Céu. A ação é uma parceria entre a Cerradinho Bioenergia e os Produtores Rurais do Município.No dia 29 de agosto, seguindo o protocolo de prevenção da Covid 19, proprietários e responsáveis pelas fazendas da região se reuniram para discutir o tema.

A cada ano, várias ocorrências têm trazido riscos e prejuízos, tanto às propriedades rurais, como ao meio ambiente e às pessoas que atuam na produção agrícola e nos momentos de combate aos incêndios. Nas últimas semanas as queimadas da região foram de grandes proporções e o esforço de todas as pessoas envolvidas para contenção do fogo foi muito grande. Nesse sentido houve a mobilização dos produtores rurais para falar sobre a necessidade de integração e ajuda mútua para resolver o problema do fogo no período de seca na região.

“Nos reunimos com a maioria dos produtores rurais do município de Chapadão do Céu para discutirmos sobre as estratégias de prevenção e combate aos focos de incêndio na zona rural. Foi muito importante para a conscientização de todos sobre as ações que devem ser tomadas no dia a dia para evitar o início e a propagação do fogo, dividimos as fazendas em núcleos com a designação de coordenadores voluntários e responsáveis por cada área, estamos agora levantando toda a estrutura disponível para combate aos focos de incêndio e criamos assim um canal de comunicação efetivo entre todos do comitê para ajuda mútua sempre que necessário. Nas próximas semanas, realizaremos um treinamento sobre prevenção e combate a incêndio em cada núcleo para capacitar e padronizar todas as estratégias para reduzirmos drasticamente as ocorrências e os riscos causados pelos incêndios rurais.” explicou Luiz Fernando Almeida, Supervisor de Planejamento da Cerradinho Bioenergia.

Durante a reunião, oSupervisor da Brigada da Cerradinho Bioenergia, Severino Oliveira Neto,compartilhou as experiências e estratégias da usina para prevenção e combate a focos de incêndio, demostrando as estruturas de combate, a necessidade de capacitação de todos as pessoas que participam do combate e a importância dos EPIs – equipamentos de proteção – necessários.“Essa integração e capacitação são muito importantes para agirmos de forma conjunta e diminuirmos os prejuízos sofridos por todos nós e pelo meio ambiente da região, prejuízos difíceis de serem reparados. Desta forma Chapadão do Céu poderá reduzir muito o número de incêndios”, explicou Severino Oliveira Neto.

Para Felipe Faifer, produtor do Grupo Wink, “O agronegócio mostra mais uma vez sua força e capacidade de união com a criação e estruturação dos núcleos de combate a incêndios rurais no município de Chapadão do Céu. É muito importante a estruturação de todas as propriedades e a integração de todos nessa batalha.”
Durante as próximas semanas deverão ocorrer reuniões entre os coordenadores dos núcleos para desenvolvimento de agenda futura e delimitação dos próximos passos que deverão ser dados para fortalecimento das ações do Comitê de Brigada contra incêndios na zona rural de Chapadão do Céu.
Fonte : CerradinhoBio