Depois de nove anos, autor de estupro em Paranaíba é identificado e preso
Depois de nove anos sem resposta, a Polícia Civil conseguiu identificar e prender o autor de um estupro cometido em 2011 em Paranaíba – a 422 quilômetros de Campo Grande. Ele foi descoberto após ser condenado pelo o mesmo crime no estado de São Paulo e ter amostra do DNA inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos.
Conforme divulgado pela Polícia Civil, na época do crime a vítima foi ameaçada com uma faca no pescoço e forçada a entrar em um terreno baldio, onde foi estuprada. Depois do crime, o autor fugiu e a mulher foi socorrida. Ele passou por exame de corpo de delito e material genético do suspeito foi recolhido.
Durante mais de um ano de investigação e diversas diligências, o autor nunca foi identificado. Ainda assim, o inquérito policial foi encaminhado ao poder judiciário com a condição de que se novos fatos surgissem, seriam imediatamente apurados.
Em julho deste ano, o estado de São Paulo fez coleta de material de condenados e inseriu o perfil genético dele no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Ao fazer isso, o IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses de Campo Grande) descobriu que a amostra coincidia com a encontrada no exame da vítima.
O laudo foi enviado para a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher). Os investigadores da especializada localizaram o suspeito, hoje com 36 anos, em Pedranópolis, interior de São Paulo. A delegada titular da unidade pediu a prisão preventiva do autor, que foi aceita pelo judiciário. No dia 25 de agosto a equipe viajou até a cidade e cumpriu o mandado.
Por Geisy Garnes – CAMPO GRANDE NEWS