Proprietários de veículos com placas final 9 têm até o dia 30 de setembro para realizar o pagamento do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) sem multa. No total, 164.354 veículos com esta placa estão cadastrados no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), entre eles, 100.569 automóveis, 48.027 motocicletas e 15.758 demais veículos. O procedimento é anual, sendo que em cada mês é necessário regularizar a situação de acordo com o último numeral da identificação.
Atualmente, o Estado possui mais de 1,6 milhão de veículos registrados. Para circular, todo veículo precisa estar com o licenciamento em dia, independentemente do ano de fabricação.
Os contribuintes que estão com os seus endereços atualizados recebem as guias de pagamento em casa e ao pagarem, automaticamente, recebem o documento no mesmo local. Também é possível emitir a guia pelo site do Departamento, pagá-la por meio de aplicativo bancário e imprimir o documento pelo Portal de Serviços- Meu Detran ou optar também por receber em seu endereço.
O diretor de Veículos, Arioldo Centurião Júnior, explica que após o avanço dos serviços digitais pelo qual o órgão tem passado, está cada vez mais simples licenciar o veículo, sem sair de casa. “Por conta da pandemia da Covid-19, é mais seguro e eficiente realizar os serviços em formato digital. Essa é somente uma das facilidades que o Detran tem oferecido aos clientes”, finaliza.
Além do licenciamento, por meio do Novo Portal de Serviços – Meu Detran, é possível realizar a comunicação de venda de veículos, renovação de habilitação, entre outros serviços. Acesse www.meudetran.ms.gov.br.
Passo a passo para licenciar o veículo em casa:
- Insira o número da placa e renavam do seu veículo
- Logo após, o número e código do CRV (Certificado de Registro de Veículo), além de informar os caracteres de ativação
- Baixe o licenciamento em download e imprima quantas vezes quiser
Além do novo formato ainda é possível obter o documento através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e compartilha-lo em formato PDF com o principal condutor. Assim ambos estarão munidos do documento caso seja abordado por alguma fiscalização.
Viviane Freitas, Detran-MS